O projeto “Bacia Caipira: seguindo as águas e trazendo histórias”, uma parceria entre o Instituto Florestal (SMA) e as Prefeituras de Piracicaba e Santa Bárbara – através das respectivas Secretarias de Educação e Meio Ambiente, Semae/Piracicaba e DAE/Santa Bárbara – fará, no próximo dia 22, em comemoração ao Dia Mundial da Água, plantio simultâneo de árvores nativas nos dois municípios. O plantio na Estação Experimental de Tupi colabora para a conservação ambiental naquela área protegida. Em Santa Bárbara, o plantio será em área de mata ciliar no Sítio Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Pinheirinho, que também abriga um fragmento significativo de Mata Atlântica, à beira do Rio Piracicaba. Desta maneira, progressivamente, busca-se, seguindo as águas, colaborar para a sustentabilidade da Bacia do Rio Piracicaba.

Há também o aspecto histórico que une esses bairros: por ocasião da implantação da Estação Experimental de Tupi, a linha férrea que ligava Americana a Piracicaba ganhou duas novas estações: Caiubi e Tupi, criando desta forma novo laço entre as cidades. Essas histórias serão contadas e relembradas aos grupos que participarão do plantio, num outro encontro agendado para junho, na Estação Experimental de Tupi. Na sequência, os munícipes serão convidados a visitar o Museu da Água, Engenho Central e trilha educativa do rio em Piracicaba. Um quarto encontro deverá acontecer em terras barbarenses.

O PROJETO – O Rio Piracicaba tem importância histórica, ambiental, econômica e cultural para os municípios de Piracicaba e Santa Bárbara d´Oeste e, neste contexto, articulou-se uma série de ações conjuntas visando valorizar e resgatar a importância desse rio, a relação desses dois municípios na bacia do Piracicaba e suas histórias. Para tanto, foram escolhidos dois bairros vizinhos, o Distrito de Tupi, em Piracicaba, e o complexo de Bairros Caiubi, Cruzeiro do Sul e Chácara(s) Pinheirinho, em Santa Bárbara. O Distrito de Tupi abriga a Estação Experimental de Tupi, administrada pelo Instituto Florestal da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e na qual está sendo formalizada uma parceria com a Prefeitura de Piracicaba para a gestão compartilhada da área. A Estação Experimental de Tupi é um local de grande importância ecológica para a Bacia do Rio Piracicaba; e os bairros Cruzeiro do Sul e Pinheirinho são banhados pelo Rio Piracicaba, têm características rurais e sua população tem vínculo direto com o rio.