A imagem mostra um grupo de crianças de pé e sentadas ao longo de uma parede em um ambiente ao ar livre, provavelmente um parque ou pátio escolar. As crianças estão usando uniformes, o que sugere que fazem parte de um grupo escolar. A parede apresenta um grande mural com designs abstratos e formas geométricas. O ambiente é sombreado por árvores, e há edifícios visíveis ao fundo.
Ao todo, foram realizadas mais de 250 atividades educacionais durante o ano

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), por meio do Núcleo de Educação Ambiental, realizou 254 atividades de educação ambiental em 2024, as quais beneficiaram 42.712 pessoas, de forma direta e indireta. Os programas do NEA são desenvolvidos em espaços públicos como Zoológico, Parque do Mirante, Horto de Tupi, Viveiro Municipal de Mudas e Jardim Botânico, com públicos de diferentes faixas etárias. Nesses espaços, as atividades envolveram programa de férias, visitas monitoradas, intervenções educativas com visitantes e formação de professores.

As atividades virtuais ganharam destaque em 2024, por meio de postagens educativas nas redes sociais do NEA e Simap e do curso Educação Ambiental: Resíduos Sólidos na Escola & Comunidade, desenvolvido em parceria com o GMEA (Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental) e Esalq/USP.

A imagem mostra um grupo de pessoas reunidas ao ar livre em uma área gramada com árvores ao fundo. O grupo parece estar participando de uma atividade de plantio de árvores, pois há mudas recém-plantadas no solo e algumas pessoas estão segurando pás.
Programas de Educação Ambiental da Simap atenderam mais de 40 mil pessoas em 2024

Outro ponto importante foi a Campanha EducaPira: Comunicando a Educação Ambiental, na qual foram desenvolvidos materiais educativos sobre diversos temas socioambientais e divulgados de forma gratuita. Em 2024, seis cartilhas foram lançadas.

Para Laís Ferraz de Camargo, assessora de projetos do NEA, o resultado de 2024 pode ser considerado um sucesso, uma vez que o número representa cerca de 10% da população piracicabana. “Além disso, as atividades do NEA são realizadas conjuntamente com diversos parceiros que atuam no município, fato que qualifica ainda mais as atividades de educação ambiental”, complementa Laís.

Todos os programas e projetos realizados pelo NEA são referenciados nas políticas públicas municipais de educação ambiental, como Política Municipal de Educação Ambiental (Lei municipal nº 6.922/2010) e Plano Municipal de Educação Ambiental (Decreto nº 18.491/2020).

Para acompanhar o trabalho do NEA acesse https://piracicaba.sp.gov.br/servicos/nucleo-de-educacao-ambiental-nea/ e @neasimap no Instagram.