Portal do Município de Piracicaba

Programação intensa marca os 251 anos de Piracicaba

Por Comunicação Social / Publicado em 30/07/2018
Tempo de leitura: 5 minutos.

Piracicaba completa 251 anos na quarta-feira, 1º de agosto. A Prefeitura preparou uma programação especial e intensa, que irá movimentar todo o mês de agosto. Entre as atrações estão apresentações musicais, de dança, exposições, lançamento de livro, campeonatos esportivos, além de ações na área da saúde e educação e anúncio de obras de revitalização de espaços públicos, entre outras. As comemorações serão iniciadas com solenidade na praça José Bonifácio, dia 1º, às 9h.

O rio Piracicaba e seu salto, vistos do Elevador Turístico, principais cartões-postais da cidade (Foto: Justino Lucente/CCS)

A solenidade dos 251 anos de Piracicaba, preparada pela Comissão de Eventos Cívicos, terá a presença do prefeito Barjas Negri e demais autoridades convidadas, com o hasteamento das bandeiras Nacional, do Estado de São Paulo e do município de Piracicaba e execução do Hino Nacional Brasileiro. O historiador Fábio Bragança também irá participar da solenidade. Ele vai relembrar a história da fundação de Piracicaba, que hoje tem uma população estimada de 397 mil pessoas, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor André Franco Montoro farão apresentação musical, que será seguida pela execução do Hino de Piracicaba, com letra e música de Newton de Almeida Melo.

AMOR POR PIRA – Também como parte das comemorações, a Prefeitura convida os seguidores de sua página no Facebook para personalizar sua foto de perfil e declarar seu amor pela cidade. É só entrar na página facebook.com/prefeituradepiracicaba/, clicar na postagem fixa, no botão Experimentar. Pronto. Sua foto de perfil ficará com os dizeres Amor por Pira. Um jingle, veiculado nas rádios da cidade, também foi criado para as festividades.

HISTÓRIA – A história sobre a fundação de Piracicaba começa em 1766, quando o capitão-general de São Paulo, Dom Luís Antônio de Souza Botelho Mourão, encarregou o capitão Antônio Corrêa Barbosa de fundar uma povoação na foz do rio Piracicaba. Barbosa, no entanto, optou pelo local habitado pelos índios Paiaguás, onde já se haviam fixado alguns posseiros, à margem direita do salto, a 90 quilômetros da foz, entendendo ser o lugar mais apropriado. A povoação seria ponto de apoio às embarcações que desciam o rio Tietê, oferecendo retaguarda ao abastecimento do forte de Iguatemi, fronteiriço do território do Paraguai.

Oficialmente, o povoado de Piracicaba, termo da Vila de Itu, foi fundado em 1º de agosto de 1767, sob a invocação de Nossa Senhora dos Prazeres. Em 1774, a povoação constituiu-se em Freguesia, com uma população estimada em 230 habitantes.

Em 1784, Piracicaba foi transferida para a margem esquerda do rio, logo abaixo do salto, onde os terrenos melhores favoreciam sua expansão. A fertilidade da terra atraiu muitos fazendeiros, ocasionando a disputa de terras. Em 29 de novembro de 1821, foi elevada à categoria de Vila, tomando o nome de Vila Nova da Constituição, em homenagem à promulgação da Constituição Portuguesa, ocorrida naquele ano.

O pintor Alberto Thomazzi retratou a mudança de margem da cidade na tela de 1967, intitulada Mudança de Povoação – 1784

A partir de 1836, deu-se um importante período de expansão. Não havia lote de terra desocupado e predominavam as pequenas propriedades. Além da cultura do café, os campos eram cobertos pelas plantações de arroz, feijão, milho, algodão e fumo, mais pastagens para criação de gado. Piracicaba era um respeitado centro abastecedor.

Em 24 de abril de 1856, Vila Nova da Constituição foi elevada à categoria de Cidade. Em 1877, por petição do então vereador Prudente de Moraes, mais tarde primeiro presidente civil do Brasil, o nome da cidade foi oficialmente mudado para Piracicaba: “o mais certo, o correto e como era conhecida popularmente”, justicou-se.

Confira a programação completa abaixo:


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.