Portal do Município de Piracicaba

Programação do Salão Internacional de Humor tem, pela primeira vez, paralela de cartunista indígena

Horopako Desana, nome artístico de Carina Desana, do Amazonas, tem trabalhos expostos na mostra Ilustração Ancestral, na Casa do Povoador

Por CCS / Publicado em 04/09/2025
Tempo de leitura: 7 minutos.
A imagem mostra uma mulher indígena sorrindo para a câmera, usando um cocar de penas verdes e azuis e um colar feito de sementes e dentes de animais. Ela veste um vestido vermelho com franjas. Ao fundo, duas pinturas emolduradas estão penduradas em uma parede branca. A pintura à esquerda, que está ligeiramente desfocada, parece representar uma figura circular com raios amarelos. A pintura à direita, também desfocada, mostra uma figura em pé usando um vestido longo. A iluminação é suave, destacando o rosto e os adornos da mulher.
Exposicão é primeira mostra de um artista indígena a integrar a programação paralela do Salão Internacional de Humor de Piracicaba – Foto Cristiano Diehl30/08/2025 – 52º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Mostra Paralela – Ilustração Ancestral – Carina Horopakó

A Casa do Povoador recebe a mostra Ilustração Ancestral, primeira exposição de uma artista indígena a integrar a programação do Salão Internacional de Humor de Piracicaba em seus 52 anos de história. A abertura aconteceu em 30/08, às 10h, em um momento emocionante, que contou com comidas indígenas e uma celebração conduzida pela artista com canções tradicionais. Carina Desana (Horopako Desana), cartunista do povo Desana, de Novo Airão, Amazonas, apresentou suas obras e compartilhou com o público sua cultura e ancestralidade.

A imagem mostra uma mulher vestida com trajes tradicionais indígenas, posicionada à esquerda de um grande painel de exibição. Ela está sorrindo e segurando uma maraca levantada com a mão direita. A mulher usa um cocar feito de penas, uma blusa com franjas, uma saia longa marrom e sandálias. Uma pequena bolsa tecida está pendurada em seu ombro. O painel apresenta textos e imagens relacionadas à arte indígena. O título "Ilustração Ancestral" está em destaque em uma fonte estilizada. Abaixo, lê-se "Por Carina Horopakó". Uma seção de texto descreve Carina Desana (Horopakó Desana) como uma ilustradora do povo Desana, de Novo Airão, Amazonas, que está imersa na arte passada de geração em geração, utilizando tramas, sementes e fibras. Seu trabalho retrata a vida cotidiana de sua tribo e as lutas e conquistas dos povos indígenas do Brasil por seus direitos. O painel também apresenta uma ilustração de uma mulher indígena com um cocar de penas e um design de meia-lua. O fundo do painel é adornado com um padrão de penas e outros motivos tribais. O painel é móvel, sugerindo que pode fazer parte de uma exposição. O chão é feito de ladrilhos semelhantes a tijolos.
Carina é a primeira artista indígena a ter uma mostra paralela na história do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, em suas 52 edições. Foto Cristiano Diehl30/08/2025 – 52º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Mostra Paralela – Ilustração Ancestral – Carina Horopakó

Carina apresenta obras que retratam o cotidiano, os desafios e as conquistas de seu povo, em traços e cores que remetem à ancestralidade. “Estar aqui em Piracicaba é trazer comigo a memória e a força de muitos povos. Essa presença é coletiva, carrega minha ancestralidade e abre caminho para que outros artistas indígenas também ocupem este espaço. Em cada obra, apresento rostos, histórias e símbolos que mostram que fazemos parte deste território chamado Brasil, com muito orgulho. Que esta exposição seja um convite ao diálogo e ao reconhecimento da riqueza da cultura indígena”, afirmou a artista.

As ilustrações de Horopako Desana combinam elementos da vida cotidiana com símbolos da natureza e da ancestralidade. Nas obras, figuras humanas se fundem a animais como o peixe-boi, em uma referência à relação de equilíbrio entre os povos da floresta e seu território. Em outras, mulheres indígenas surgem em posição de resistência, trazendo mensagens sobre o tempo, a memória e a luta pela preservação cultural. A mostra convida o público a refletir sobre pertencimento, identidade e as urgências ambientais e sociais do presente.

A imagem mostra duas mulheres observando obras de arte em uma galeria. As obras estão penduradas em uma parede branca e parecem ser ilustrações ou pinturas. A obra mais à esquerda é uma cena vibrante com palmeiras, animais como um felino e uma serpente, e pássaros voando em um céu alaranjado. As duas obras seguintes retratam figuras humanas em cenários mais estilizados. A primeira parece mostrar uma figura sentada sob uma árvore com outras figuras ao redor, em um estilo mais sombreado. A segunda apresenta uma figura feminina sentada em um golfinho cor-de-rosa, com pássaros e elementos que lembram tecnologia ao redor. A obra mais à direita é um estudo de borboleta, mostrando as diferentes fases de seu ciclo de vida, desde a lagarta até a borboleta adulta, incluindo a crisálida. As mulheres estão de costas para a câmera, uma vestindo uma camiseta azul escura com uma mochila nas costas, e a outra com uma camiseta rosa e uma bolsa azul. Elas parecem absortas nas obras expostas.
Carina apresenta obras que retratam o cotidiano, os desafios e as conquistas de seu povo, em traços e cores que remetem à ancestralidade. Foto Cristiano Diehl30/08/2025 – 52º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Mostra Paralela – Ilustração Ancestral – Carina Horopakó

O presidente do Salão, Luccas Longo, ressaltou a importância da iniciativa. “Esta é uma conquista histórica para o Salão de Humor. Receber uma artista indígena reafirma nosso compromisso com a diversidade cultural e a valorização de novos olhares. A Casa do Povoador se torna um espaço de encontro entre culturas que compõem a identidade brasileira”, disse.

A imagem mostra três pessoas em uma galeria de arte. Um homem com cabelos grisalhos e barba está no centro, vestindo uma camisa listrada e calças pretas. Ele está olhando para uma pintura na parede. À sua direita, há uma mulher usando óculos escuros, um vestido estampado e uma jaqueta jeans. Ela está segurando um celular. Ao lado dela, outra mulher usa um chapéu decorado com penas e um vestido marrom. Ela também está olhando para a parede. As paredes da galeria são brancas e há várias pinturas penduradas, algumas delas emolduradas em madeira clara. O chão é feito de tijolos. Há uma placa de "SAÍDA" em uma porta ao fundo. A iluminação vem de lâmpadas no teto.
Carina apresentou a exposição para Pablo e Nani, jurados do 52º Salão Internacional de Humor de Piracicaba.Foto Cristiano Diehl30/08/2025 – 52º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Mostra Paralela – Ilustração Ancestral – Carina Horopakó

Para o secretário municipal de Cultura, Carlos Beltrame, a mostra representa um marco. “A presença indígena no Salão abre um novo capítulo em nossa história. É o reconhecimento de uma cultura que faz parte do Brasil e precisa ser valorizada. Queremos que esta seja a primeira de muitas exposições de representantes dos povos originários em Piracicaba”, destacou.

Na imagem, três pessoas posam juntas em frente a quadros. À esquerda, um homem de meia-idade, com cabelos grisalhos e barba, veste uma camisa xadrez azul e branca e jeans. Ele sorri para a câmera. No centro, uma mulher com trajes tradicionais indígenas, incluindo um cocar de penas verdes e vermelhas, colares e uma blusa de franjas, segura um chocalho na mão direita e uma bolsa de palha a tiracolo. Ela também sorri para a câmera. À direita, um homem com óculos e barba veste uma camiseta preta com a estampa da banda "The Smiths" e calça jeans escura. Ele está levemente inclinado para a frente, com as mãos atrás das costas. Ao fundo, observam-se três quadros com ilustrações. O quadro à esquerda exibe o retrato de uma onça pintada. O quadro do meio apresenta figuras humanas em um estilo mais abstrato. O quadro à direita mostra uma representação estilizada de uma figura feminina sob um sol radiante. As paredes são brancas e o teto é de madeira escura.
Secretário de Cultura, Carlos Beltrame, a artista, Carina Desana e o coordenador do SIHP, Junior Kadeshi. Foto Cristiano Diehl30/08/2025 – 52º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Mostra Paralela – Ilustração Ancestral – Carina Horopakó

O coordenador do Salão, Júnior Kadeshi, também reforçou o significado da mostra. “O Salão de Humor sempre buscou ser plural, reunir vozes e estilos que dialogam com o mundo contemporâneo. A chegada de uma artista indígena às mostras paralelas é um marco, pois reafirma que o humor e a arte gráfica também são ferramentas de resistência, memória e identidade. Acreditamos que a arte de Carina inspira reflexão e fortalece o espírito do Salão: provocar, questionar e aproximar as pessoas por meio do traço.”

Além de ilustradora, Horopako Desana é aluna do projeto Pirayawara, formação de professores indígenas pela SEDUC/AM, e comunicadora. Já atuou em projetos de pesquisa, produziu conteúdos para mídias digitais e assinou ilustrações em livros e produções audiovisuais. Sua trajetória une educação, arte e defesa da cultura indígena.

A exposição integra o conjunto de 16  mostras paralelas do 52º Salão Internacional de Humor, realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba).

A imagem exibe três quadros pendurados em uma parede branca e texturizada. Cada quadro é emoldurado em madeira clara e contém uma obra de arte distinta. O quadro da esquerda apresenta um desenho em tons terrosos com figuras estilizadas. No centro, um punho cerrado emerge, com linhas vermelhas e pretas irradiando dele. Abaixo do punho, duas cabeças humanas estão representadas, uma de perfil e outra de frente, conectadas por um corpo envolto em uma serpente. Uma das figuras parece estar manipulando um objeto retangular com linhas em zigue-zague. O quadro central é uma pintura vibrante com uma figura feminina em destaque. Ela está sentada, com os olhos fechados e um leve sorriso, adornada com colares e com os cabelos longos e escuros. Atrás dela, um grande sol estilizado em tons de laranja e amarelo cria um ambiente radiante. A figura tem a pele clara e veste uma saia longa e escura. Há uma assinatura na parte inferior direita da pintura.
A exposição Ilustração Ancestral, de Carina Desana, está aberta para visitação na Casa do Povoador. Foto Cristiano Diehl30/08/2025 – 52º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Mostra Paralela – Ilustração Ancestral – Carina Horopakó

SERVIÇO – Ilustração Ancestral – Horopako Desana (Carina Desana). Na Casa do Povoador (Av. Beira Rio, s/n – Centro, Piracicaba – SP). Visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h. Entrada gratuita. Informações pelo telefone (19) 3434-8605.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.