Programação cultural tem exibição de filmes brasileiros e oficina gratuita
Bodas de Papel e Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca serão exibidos nos dias 19 e 20 de novembro

O projeto Cineteca, realizado em parceria com o Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (Misp), exibe o filme brasileiro Bodas de Papel às 19h de quarta-feira, 19/11, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto.
Dirigido por André Sturm e estrelado por Helena Ranaldi, Darío Grandinetti e Walmor Chagas, o drama, com classificação etária de 12 anos, retrata temas como amor, reencontros e transformações pessoais a partir da história de Nina, uma mulher que retorna à cidade onde passou a infância após a desistência da construção de uma represa.

No dia 20/11, quinta-feira, às 19h30, a exibição da animação Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca (2024) no Espaço Garapa, localizado na rua Dom Pedro II, 1.313, é também uma homenagem à atriz e dubladora Nelma Nunes, nascida em Piracicaba e que faleceu em 2022. A exibição, que marca a abertura ofical do Cine Nelma Nunes, é resultado da parceria entre a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Cultura, com Misp, Pontos MIS e o MIS São Paulo.
A animação brasileira em stop motion, tem classificação livre e duração de 1h14min. O filme acompanha Teca, uma pequena traça que vive com sua família e seu inseparável ácaro de estimação, Tuti. Quando descobre a magia da leitura, Teca percebe que os livros não podem ser devorados, pois guardam histórias preciosas.
A dupla embarca, então, em uma aventura dentro da biblioteca, em busca da história mais importante de suas vidas. A produção levou 20 anos para ser concluída, fruto do projeto idealizado ainda na época de universidade pelos diretores Eduardo Perdido, Tiago Lima e Diego Doimo.
No filme, Nelma Nunes é responsável pela atuação em live-action, interpretando a personagem da avó que aparece em algumas cenas, enquanto a história principal se desenrola em animação stop-motion.
Após a sessão haverá um bate-papo com os diretores Eduardo Perdido e Tiago Lima sobre o tema Memória e Literatura. Os ingressos são gratuitos, mas devem ser reservados pela plataforma Sympla.
NARRATIVA DOCUMENTAL – Outra atividade ligada ao audiovisual está programada para as 10h do dia 22/11, sábado: a oficina Narrativa Documental, realizada em parceria do Misp com Foteiros.Pira, no Auditório do Armazém 14, no Engenho Central.
O produtor audiovisual Rober Caprecci vai abordar conceitos e linguagens de produção de documentários e o fotógrafo Cláudio Bertazzoni fala sobre Marketing para Fotógrafos em uma oportunidade imperdível para fotógrafos e entusiastas.
As inscrições gratuitas para a oficina devem ser feitas pelo link: https://www.tiketo.com.br/evento/4165
