Portal do Município de Piracicaba

Programação cultural tem exibição de filmes brasileiros e oficina gratuita

Bodas de Papel e Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca serão exibidos nos dias 19 e 20 de novembro

Por CCS / Publicado em 17/11/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.
A imagem mostra dois personagens animados sobre uma grande folha de papel com texto impresso. À direita, há uma menina com cabelo castanho preso em um rabo de cavalo com uma fita vermelha. Ela usa um vestido laranja, meias listradas e sapatos marrons, com um sorriso largo e olhos grandes, aparentando estar em movimento, como se estivesse correndo ou dançando. Ao lado dela, à esquerda, está uma pequena criatura amarela, parecida com uma lagarta ou larva, com olhos grandes, antenas e a língua para fora, também parecendo se mover. O fundo é desfocado, sugerindo um ambiente interno, possivelmente uma sala com móveis e estantes de livros. A folha de papel onde eles estão é coberta por texto em português, impresso em fonte grande e cinza, que parece ser parte de um livro ou documento. A iluminação é suave e quente, destacando os personagens e o texto. A perspectiva da imagem é baixa, como se o observador estivesse no mesmo nível dos personagens sobre o papel, criando uma atmosfera lúdica e de história em quadrinhos.
Teca e Tuti tem participação da atriz piracicabana Nelma Nunes

O projeto Cineteca, realizado em parceria com o Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (Misp), exibe o filme brasileiro Bodas de Papel às 19h de quarta-feira, 19/11, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto.

Dirigido por André Sturm e estrelado por Helena Ranaldi, Darío Grandinetti e Walmor Chagas, o drama, com classificação etária de 12 anos, retrata temas como amor, reencontros e transformações pessoais a partir da história de Nina, uma mulher que retorna à cidade onde passou a infância após a desistência da construção de uma represa.

A imagem mostra um close-up de um homem e uma mulher com um fundo desfocado. O homem, à esquerda, está de perfil, com a cabeça inclinada para a direita, olhando para a mulher. Ele tem a cabeça raspada e parece estar sorrindo levemente. Ele está vestindo uma camisa preta de manga comprida. A mulher, à direita, está virada para a frente, mas com o olhar ligeiramente para baixo, como se estivesse olhando para algo que está segurando ou vendo. Ela usa óculos de armação escura e tem um sorriso no rosto. Ela está vestindo uma camisa verde por baixo de uma jaqueta escura. Seus cabelos escuros estão presos em um rabo de cavalo. O fundo sugere que eles estão em um ambiente interno, possivelmente uma sala de estar ou escritório, com estantes de livros visíveis atrás deles. Há também uma peça de tecido laranja vibrante em uma prateleira. A iluminação é suave, focando nos rostos do casal.
Filme brasileiro Bodas de Papel será exibido nos dias 17 e 19

No dia 20/11, quinta-feira, às 19h30, a exibição da animação Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca (2024) no Espaço Garapa, localizado na rua Dom Pedro II, 1.313, é também uma homenagem à atriz e dubladora Nelma Nunes, nascida em Piracicaba e que faleceu em 2022. A exibição, que marca a abertura ofical do Cine Nelma Nunes, é resultado da parceria entre a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Cultura, com Misp, Pontos MIS e o MIS São Paulo.

A animação brasileira em stop motion, tem classificação livre e duração de 1h14min. O filme acompanha Teca, uma pequena traça que vive com sua família e seu inseparável ácaro de estimação, Tuti. Quando descobre a magia da leitura, Teca percebe que os livros não podem ser devorados, pois guardam histórias preciosas.

A dupla embarca, então, em uma aventura dentro da biblioteca, em busca da história mais importante de suas vidas. A produção levou 20 anos para ser concluída, fruto do projeto idealizado ainda na época de universidade pelos diretores Eduardo Perdido, Tiago Lima e Diego Doimo.

No filme, Nelma Nunes é responsável pela atuação em live-action, interpretando a personagem da avó que aparece em algumas cenas, enquanto a história principal se desenrola em animação stop-motion.

Após a sessão haverá um bate-papo com os diretores Eduardo Perdido e Tiago Lima sobre o tema Memória e Literatura. Os ingressos são gratuitos, mas devem ser reservados pela plataforma Sympla.

NARRATIVA DOCUMENTAL – Outra atividade ligada ao audiovisual está programada para as 10h do dia 22/11, sábado: a oficina Narrativa Documental, realizada em parceria do Misp com Foteiros.Pira, no Auditório do Armazém 14, no Engenho Central.

O produtor audiovisual Rober Caprecci vai abordar conceitos e linguagens de produção de documentários e o fotógrafo Cláudio Bertazzoni fala sobre Marketing para Fotógrafos em uma oportunidade imperdível para fotógrafos e entusiastas.

As inscrições gratuitas para a oficina devem ser feitas pelo link: https://www.tiketo.com.br/evento/4165


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.