Programa Ver e Viver entrega mais de 200 óculos para alunos da rede municipal de Piracicaba
Realizado em parceria com a Fundação ArcelorMittal, a iniciativa integra ações voltadas à saúde ocular das crianças

A Secretaria de Educação de Piracicaba, em parceria com a Fundação ArcelorMittal, realizou hoje, 03/10, a entrega gratuita de 202 óculos de grau para alunos da Rede Municipal de Educação por meio do programa Ver e Viver. A iniciativa integra ações voltadas à saúde ocular e tem como foco principal a detecção precoce de dificuldades visuais entre as crianças.

A ação, que conta também com o apoio da Secretaria de Saúde, aconteceu no anfiteatro da Pasta e contou com a presença de alunos das escolas municipais Euclides Buzetto, Olívia Caprânico e Edilene Marly Borguesi, representando toda a Rede.
A secretária-executiva da Educação, Solange Pelicer, que representou a secretária Juliana Vicentin no evento, destacou que a ação garante melhores condições de aprendizagem aos alunos. “Desde 1999, a parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Saúde e a ArcelorMittal tem transformado vidas. Com triagens visuais, consultas e entrega gratuita de óculos, nossos estudantes enxergam melhor, aprendem mais e ganham confiança para seguir seus sonhos”, disse.

O Ver e Viver é desenvolvido desde 1999 nas escolas da rede municipal. Os alunos que apresentam alguma dificuldade visual passam por testes oftalmológicos, confirmação diagnóstica, consultas com oftalmologistas, entrega de receita e retirada dos óculos nas óticas parceiras. Os alunos diagnosticados com necessidade de correção visual recebem os óculos gratuitamente.
“Para a ArcelorMittal esse projeto tem muita relevância, porque, muito além do que oferecer suporte à saúde dos alunos, também proporciona melhoria no aprendizado. Em muitos casos, há famílias que não têm oportunidade ou facilidade de levar suas crianças a um oftalmologista, de comprar óculos e isso impacta diretamente na concentração, no desenvolvimento. Por isso, esse projeto é uma oportunidade de identificar problemas de acuidade visual e garantir o acesso a óculos para essas crianças”, completou Ana Scagnolato, consultora de responsabilidade social da ArcelorMittal.
