Portal do Município de Piracicaba

Programa Ver e Viver entrega mais de 200 óculos para alunos da rede municipal de Piracicaba

Realizado em parceria com a Fundação ArcelorMittal, a iniciativa integra ações voltadas à saúde ocular das crianças

Por CCS / Publicado em 03/10/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.
A imagem mostra um grupo diversificado de pessoas, incluindo adultos e crianças, posando para uma foto em um ambiente interno. A maioria das pessoas está sorrindo e olhando para a câmera. Ao fundo, um grande telão exibe o logotipo da "PREFEITURA PIRACICABA" e a data "03/10/2025 - 14:10". Há também bandeiras do Brasil e de São Paulo. Na frente, um grupo de crianças vestindo uniformes escolares brancos e azuis segura sacolas de presente com o logotipo "Ver & Viver 2". Os adultos estão atrás das crianças, alguns em pé e outros sentados. A atmosfera geral da imagem é de celebração e comunidade.
Programa Ver e Viver entrega mais de 200 óculos para alunos da rede municipal de Piracicaba

A Secretaria de Educação de Piracicaba, em parceria com a Fundação ArcelorMittal, realizou hoje, 03/10, a entrega gratuita de 202 óculos de grau para alunos da Rede Municipal de Educação por meio do programa Ver e Viver. A iniciativa integra ações voltadas à saúde ocular e tem como foco principal a detecção precoce de dificuldades visuais entre as crianças.

Uma mulher de cabelos castanhos, vestindo uma blusa roxa e calças brancas, entrega sacolas de presente para duas crianças. Uma das crianças, uma menina de óculos e cabelo preso, está de pé ao lado de outra menina de óculos. Atrás delas, um menino de óculos e camiseta cinza com a palavra "JORDAN" escrita nela está de pé. Ao fundo, um telão exibe o logotipo "PREFEITURA PIRACICABA FAZENDO MAIS". Há outras sacolas de presente dispostas em uma mesa ao fundo. A cena parece ser um evento escolar ou comunitário.
Entrega aconteceu no anfiteatro da Pasta e contou com a presença de alunos das escolas municipais Euclides Buzetto, Olívia Caprânico e Edilene Marly Borguesi

A ação, que conta também com o apoio da Secretaria de Saúde, aconteceu no anfiteatro da Pasta e contou com a presença de alunos das escolas municipais Euclides Buzetto, Olívia Caprânico e Edilene Marly Borguesi, representando toda a Rede.

A secretária-executiva da Educação, Solange Pelicer, que representou a secretária Juliana Vicentin no evento, destacou que a ação garante melhores condições de aprendizagem aos alunos. “Desde 1999, a parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Saúde e a ArcelorMittal tem transformado vidas. Com triagens visuais, consultas e entrega gratuita de óculos, nossos estudantes enxergam melhor, aprendem mais e ganham confiança para seguir seus sonhos”, disse.

A imagem mostra uma sala de conferências onde uma mulher está apresentando para uma audiência. A mulher, que está em pé no centro da sala, usa uma camisa roxa escura e calças brancas. Ela está segurando um microfone e falando para um grupo de pessoas sentadas em cadeiras de madeira voltadas para ela. No fundo da sala, uma grande tela exibe o logotipo "PREFEITURA PIRACICABA" com o slogan "FAZENDO O QUE PRECISA SER FEITO". Ao lado da tela, há três bandeiras: a bandeira do estado de São Paulo, a bandeira do Brasil e a bandeira do município de Piracicaba. A audiência parece ser composta por um grupo diversificado de pessoas, incluindo jovens e adultos. Alguns dos jovens parecem ser estudantes, como indicado pelas camisetas com o logo "Edu". A iluminação da sala é uniforme, vinda do teto, e a atmosfera geral sugere um evento educacional ou informativo.
A secretária-executiva da Educação, Solange Pelicer, destacou que a ação garante melhores condições de aprendizagem aos alunos

O Ver e Viver é desenvolvido desde 1999 nas escolas da rede municipal. Os alunos que apresentam alguma dificuldade visual passam por testes oftalmológicos, confirmação diagnóstica, consultas com oftalmologistas, entrega de receita e retirada dos óculos nas óticas parceiras. Os alunos diagnosticados com necessidade de correção visual recebem os óculos gratuitamente.

“Para a ArcelorMittal esse projeto tem muita relevância, porque, muito além do que oferecer suporte à saúde dos alunos, também proporciona melhoria no aprendizado. Em muitos casos, há famílias que não têm oportunidade ou facilidade de levar suas crianças a um oftalmologista, de comprar óculos e isso impacta diretamente na concentração, no desenvolvimento. Por isso, esse projeto é uma oportunidade de identificar problemas de acuidade visual e garantir o acesso a óculos para essas crianças”, completou Ana Scagnolato, consultora de responsabilidade social da ArcelorMittal.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.