O ponto que está sendo desassoreado foi escolhido por ser uma região fundamental para que a passagem da água no córrego seja facilitada, como forma de prevenir alagamentos

A Prefeitura pleiteou a participação e Piracicaba foi contemplada, mais uma vez, no programa Rios Vivos, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), para execução de serviços de desassoreamento, limpeza de margens e desobstrução. Os serviços tiveram início ontem, 11/12, no córrego Jaú, na avenida Jaú, bairro Tatuapé. O programa, que também contemplou o ribeirão Piracicamirim (leia abaixo), é realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap) e Defesa Civil.

O ponto que está sendo desassoreado fica entre as ruas Lins e Presidente Wenceslau Braz e foi escolhido por ser uma região fundamental para que a passagem da água no córrego seja facilitada, como forma de prevenir alagamentos.

A intervenção está prevista para ocorrer em aproximadamente 900 metros e visa a retirada de materiais como terra, pedras e lodo, que impedem o curso da água e contribuem para o transbordamento.

Os maquinários para realizar o trabalho foram contratados pelo DAEE, mas a preparação dos locais para a entrada dos maquinários e outras ações preliminares necessárias são feitas pela Prefeitura, por meio da Simap, Defesa Civil e demais secretarias.

Além do córrego Jaú, a Prefeitura tenta ainda a contemplação de mais dois pontos junto ao DAEE: córrego Itapuã, na avenida Thales Castanho de Andrade, entre as ruas Caçapava e Senador Saraiva, e córrego do Enxofre, entre a rua Presidente Washington Luiz e avenida Jaime Pereira. Ambos os projetos aguardam resposta da autarquia.

Desassoreamento do manancial teve início ontem, 11/12, na avenida Jaú, no Tatuapé

O PROGRAMA – Em 2022, Piracicaba também foi contemplada pelo programa para serviços de desassoreamento do ribeirão Piracicamirim, que foram concluídos em junho de 2022. A obra de mostrou resultados positivos, evitando o transbordamento do manancial. Os serviços consistiram no desassoreamento e abertura da calha do ribeirão em três pontos com o objetivo de ampliar o leito e impedir a invasão das águas a ruas e residências dos bairros por onde ele passa

Os principais bairros beneficiados foram Piracicamirim eram Morumbi, Maracanã e Bosque da Água Branca. Os trechos desassoreados, que somam mais de 3,5 km, ficam entre as avenidas Piracicamirim e Cássio Paschoal Padovani, seguindo até a avenida Antonio Fazzanaro e depois em trecho no bairro Bosque da Água Branca.

O ciclo 2023-2024 do Programa Rios Vivos foi lançado em junho deste ano pelo DAEE, autarquia vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo Estadual. A iniciativa visa a revitalização de margens e despoluição de cursos d’água em todo o Estado com a retirada de sedimentos, o que auxilia no combate a inundações e garante mais água e qualidade de vida para a população. A estimativa de investimento anual para esse ciclo é de R$ 172 milhões, que tem potencial para atender aproximadamente 130 municípios paulistas.

De março de 2022 a maio de 2023, o Programa Rios Vivos atuou em 140 cursos d’água, beneficiando 97 municípios paulistas. Neste ciclo, o DAEE estima atender até 240 cursos d’água prioritários, como rios, córregos e ribeirões com serviços de melhoria nos próximos 12 meses.

Neste ciclo do Programa, o DAEE cuidará das intervenções. Em contrapartida, os municípios beneficiados ficarão responsáveis pela zeladoria do rio e da área revitalizada.