As intervenções foram de retirada de materiais como terra, pedras e lodo, que impedem o curso da água e contribuem para o transbordamento

A Prefeitura, em conjunto com o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), concluiu os serviços de desassoreamento e alargamento de canal no ribeirão do Enxofre, executado em três trechos ao longo de sua extensão. As obras foram viabilizadas pelo programa Rios Vivos, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do DAEE, o qual a Prefeitura pleiteou a participação do município pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap) e Defesa Civil.

O primeiro trecho contemplado foi da avenida Jaime Pereira até a estrada Engenheiro Alberto Morato Krahenbuhl, no bairro Morato. O segundo foi na avenida Prof. Demóstenes Santos Corrêa, na altura do Ginásio do Jaraguá. Os serviços atenderam ainda o terceiro trecho na região do Itapuã, na rua Pedro Habechian.

Os pontos desassoreados foram escolhidos estrategicamente para evitar alagamentos

Os pontos que foram desassoreados foram escolhidos por serem regiões fundamentais para que a passagem da água seja facilitada, como forma de prevenir alagamentos, já que há registros recorrentes de extravasamento do ribeirão. No ponto próximo à avenida Jaime Pereira, por exemplo, em dias de fortes chuvas, chega a ocorrer obstrução das galerias de águas pluviais, por conta do excesso de lodo e resíduos que se acumulam nas portas.

Por isso, as intervenções do desassoreamento consistiram na retirada de materiais como terra, pedras e lodo, que impedem o curso da água e contribuem para o transbordamento.

Os maquinários para realizar o trabalho foram contratados pelo DAEE, mas a preparação dos locais para a entrada dos maquinários e outras ações preliminares necessárias foram feitas pela Prefeitura, por meio da Simap, Defesa Civil e demais secretarias.

Serviços de desassoreamento e alargamento de canal no ribeirão do Enxofre foram concluídos

A Semozel executa agora o plantio de mudas nativas às margens do ribeirão, como jequitibá, açoita-cavalo e pau-d’alho.

CÓRREGO ITAPUÃ – Além dos três pontos de desassoreamento no ribeirão do Enxofre, o serviço também foi executado no córrego Itapuã, na avenida Thales Castanho de Andrade, entre as ruas Caçapava e Senador Saraiva. O córrego Itapuã pertence à bacia hidrográfica do ribeirão do Enxofre.

VISITA – Na próxima segunda-feira, 08/04, será realizada a apresentação oficial dos resultados do programa Rios Vivos na cidade. A secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, e a superintendente do DAEE, Mara Ramos, devem participar do evento – a ser celebrado às margens do ribeirão do Enxofre. Também haverá um plantio de mudas nativas no local.

CÓRREGO JAÚ – No final do ano passado, ainda dentro do Rios Vivos, o córrego Jaú também recebeu obras de desassoreamento, no trecho o localizado à avenida Jaú, entre as ruas Lins e Presidente Wenceslau Braz, no bairro Tatuapé.