Programa Municipal de Combate ao Aedes encontrou cerca de 65 vasos com plásticos em vistoria nos cemitérios municipais
Em vistoria realizada nos cemitérios na última semana, o Programa Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) encontrou, nos cemitérios municipais, cerca de 65 vasos de flores com plásticos ou sem furos no fundo. A ação teve por objetivo fiscalizar a existência de objetos que fossem possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya, além de preparar o espaço para o Dia de Finados, amanhã, 02/11.
De acordo com o PMCA, cerca de 15 vasos com plásticos ou sem furos no fundo foram verificados no Cemitério da Vila Rezende e cerca de 50 no Cemitério da Saudade. No Cemitério Parque da Ressurreição não foram encontrados vasos nessa situação.

Vasos e pratos precisam ter furos no fundo para evitar proliferação do mosquito da dengue
O coordenador do PMCA, Sebastião Amaral Campos, o Tom, avalia que, de forma geral, pode-se considerar que a situação dos cemitérios está sob controle com relação a possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
“Os possíveis criadouros que verificamos a possibilidade de retirar, nós fizemos a retirada. Já aqueles que não foi possível retirar, colocamos larvicida para evitar a proliferação do mosquito”, informa Campos. “Para amanhã, orientamos que a população não leve vasos que são acobertados por plásticos e é importante que os vasos e pratos apresentam furos no fundo”, complementa.
Campos lembra ainda que a Lei Complementar 414/2020, no artigo 86, proíbe a colocação de vasos, floreiras e outros recipientes destinados à colocação de flores, bem como buquês que estejam acondicionados em sacos plásticos ou outro material que impeça o escoamento de água, nos cemitérios existentes no município.

População não deve levar vasos com plásticos aos cemitérios – Foto Justino Lucente CCS.jpg
FINADOS – De acordo com a Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), os cemitérios municipais devem receber, aproximadamente, 35 mil visitantes amanhã, 02/11, Dia de Finados. Os cemitérios da Saudade, da Vila Rezende e Ibitiruna estarão abertos ao público nesta data das 7h às 18h. O cemitério Parque da Ressurreição, que é particular, estará aberto das 6h às 18h. De acordo com a administração do cemitério, com impacto da pandemia, entre 1.000 e 1.400 pessoas devem visitar o local.
Devido à pandemia, vale lembrar que é necessário que os visitantes evitem aglomeração e usem máscaras. Os cemitérios ainda vão oferecer álcool em gel nas entradas.
MISSAS – Para que a população possa homenagear seus entes queridos, estão programadas ainda missas nas capelas dos cemitérios da Saudade, Vila Rezende e Parque da Ressurreição. De acordo com a Diocese de Piracicaba, no cemitério da Saudade, as missas serão às 7h às 9h e às 15h. No cemitério Vila Rezende, às 8h; 10h e 16h. No cemitério Parque da Ressurreição, às 6h30, 8h, 9h30, 11h, 12h30, 14h e 15h30. Em Ibitiruna não haverá missa no cemitério, mas haverá celebração aos finados na Matriz da Quase-paróquia Santa Cruz, em Anhumas, às 17h do dia 02/11.

Cemitérios devem receber cerca de 35 mil pessoas nesta Dia de Finados
