O programa de Residência Médica idealizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde e Coreme (Comissão de Residência Médica de Piracicaba) em parceria com os hospitais filantrópicos da cidade, realiza amanhã, 28/02, às 19h, a entrega dos certificados de conclusão para a sétima turma de formandos. Nesta turma, receberão o diploma 14 profissionais. A solenidade acontece no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central.

Conforme explica o coordenador da Coreme, o médico Miki Mochizuki, esta formatura contempla profissionais nas áreas de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina da Família e Comunidade, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria, Programa de Pré-requisito em Área Cirúrgica Básica e Urologia que atuaram como residentes no Hospital dos Fornecedores de Cana, Santa Casa e Unidades de Saúde da Rede Pública. "A importância deste programa para o SUS é a capacitação de profissional especializado nas diferentes áreas cirúrgicas dentro do contexto do atendimento do sistema público, ou seja, entendendo as suas necessidades, toda sua legislação e a capacidade de atendimento da rede".

Além disso, lembra o coordenador, esta é uma oportunidade de mudar o perfil do profissional, para que ele consiga retornar ao SUS, auxiliando no atendimento à população, não mais como médico generalista, mas como especialista, profissional de grande carência dentro do sistema público brasileiro. "Tê-los aqui é um benefício muito grande para Piracicaba, já que eles acabam conhecendo e incorporando a política pública local, conhecendo os aparelhos de saúde que existem na cidade, além de estarem integrados à rede municipal", destacou Mochizuki, que também é preceptor em Cirurgia Geral no Programa de Residência Médica.

Para este ano, 24 novas vagas foram abertas no Programa de Residência Médica em Piracicaba, por meio de processo seletivo realizado pela Fundação Vunesp em sete especialidades, sendo Clínica Médica (2), Medicina de Família e Comunidade (10), Cardiologia (1), Cirurgia Geral (2), Ortopedia e Traumatologia (4), Pediatria (4), Urologia (1).

Filemon Silvano (SMS) e Mikki Mochizuki (Coreme) durante formatura de residentes no ano passado

De acordo com o secretário de Saúde, Filemon Silvano, os estágios da Residência Médica acontecem nas unidades de PSF, UBS, Centro de Especialidades, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Coordenadoria em Programas de Alimentação e Nutrição (Cpan), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Centro de Ortopedia e Traumatologia (COT) e outros, além do Hospital dos Fornecedores de Cana e da Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba. "Os médicos residentes trabalham em diversos locais que compõem a rede, sempre com supervisão e orientação de um médico preceptor. Além do treinamento em serviço, os jovens médicos têm atividades teóricas de ensino, conforme preconizado pela Comissão Nacional de Residência Médica", completa.

Conforme lembra o coordenador do Coreme, todos os anos são formados cerca de 25 mil médicos no Brasil, mas existem apenas cerca de 17 mil vagas de residência médica nas diversas especialidades médicas. "Atualmente, Piracicaba recebe candidatos de diferentes estados do país. Alguns permanecem em Piracicaba, compondo o quadro de médicos especialistas que atuam no cuidado da população piracicabana. Outros acabam retornando a suas cidades de origem, ou seguem para outros programas de especialização, quando existe essa exigência", completou Mochizuki.

Em 2022, a formatura Residência Medica aconteceu no auditório do Centro Cívico

FORMAÇÃO – Os programas de residência de Piracicaba são credenciados pelo Ministério da Educação (MEC) que, com a SMS, chancela a certificação dos médicos residentes, que ao final de seus programas, pode registrar a especialidade em que fez residência no Conselho Regional de Medicina (CRM), obtendo o Registro de Qualificação de Especialista (RQE), garantindo a possibilidade de exercer sua atividade como médico especialista.