O programa de Residência Médica idealizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde e Coreme (Comissão de Residência Médica de Piracicaba) em parceria com os hospitais filantrópicos da cidade, realizou ontem, 04/03, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central, a entrega dos certificados de conclusão para a oitava turma de formandos com a diplomação de 14 profissionais. A solenidade reuniu cerca de 80 pessoas entre amigos, família e convidados dos formandos. Compuseram a mesa de autoridades, o secretário de Saúde, Augusto Muzilli Júnior, o coordenador da Coreme, Miki Mochizuki; o vice-coordenador da Coreme, Ciro Eduardo Falconi; e o diretor técnico do Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC), Luiz Pedro Prada Neto.
Conforme explica o coordenador da Coreme, o médico Miki Mochizuki, esta formatura contempla profissionais nas áreas de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Medicina da Família e Comunidade, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria e Cardiologia, que atuaram como residentes no Hospital dos Fornecedores de Cana, Santa Casa e Unidades de Saúde da Rede Pública, e que também marca o fim do seu período como responsável pelo Programa, passando o bastão ao colega de profissão, Ciro Eduardo Falconi.
“A importância deste programa para o SUS é a capacitação de profissional especializado nas diferentes áreas cirúrgicas dentro do contexto do atendimento do sistema público, ou seja, entendendo as suas necessidades, toda sua legislação e a capacidade de atendimento da rede. Hoje fecho um ciclo de muito trabalho pela Coreme, mas estou feliz por entregar a função ao amigo Ciro. Tenho certeza que ele fará um bom trabalho com apoio da Prefeitura e dos parceiros”, disse.
Para o secretário de Saúde, a Residência Médica é uma oportunidade de mudar o perfil do profissional, para que ele consiga retornar ao SUS, auxiliando no atendimento à população, não mais como médico generalista, mas como especialista. “Tenho orgulho de colaborar com este Programa e contribuir para a formação de bons profissionais. Agora que este ciclo se fecha, faço um pedido formal aos novos especialistas, fiquem na cidade, venham trabalhar na nossa rede e colaborem para mantermos a qualidade nos serviços prestados à população”, disse Muzilli Júnior.
Os formandos fizeram a residência médica em unidades de USF, UBS, Centro de Especialidades, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Coordenadoria em Programas de Alimentação e Nutrição (Cpan), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Centro de Ortopedia e Traumatologia (COT) e outros, além do Hospital dos Fornecedores de Cana e da Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba.
FORMAÇÃO – Os programas de residência de Piracicaba são credenciados pelo Ministério da Educação (MEC) que, com a SMS, chancela a certificação dos médicos residentes, que ao final de seus programas, pode registrar a especialidade em que fez residência no Conselho Regional de Medicina (CRM), obtendo o Registro de Qualificação de Especialista (RQE), garantindo a possibilidade de exercer sua atividade como médico especialista.