Durante sua apresentação, Alex Salvaia compartilhou a experiência adquirida com o programa de certificação ESG em Piracicaba

O programa de certificação ESG, idealizado pela Prefeitura de Piracicaba e aplicado pela Fundação Instituto de Administração (FIA), foi tema de palestra no 6º Seminário de Meio Ambiente – ESG, realizado ontem, 26/09, na Câmara Municipal de Hortolândia. O secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), Alex Gama Salvaia, foi o palestrante, representando a Prefeitura.

Durante sua apresentação, intitulada O Papel do Poder Público na Agenda ESG, Salvaia compartilhou a experiência adquirida com o programa de certificação em Piracicaba. “O programa teve adesão de 83 empresas e mais de 170 pessoas receberam o certificado de conclusão. Esse foi o primeiro grande passo, um pioneirismo, que demos em direção à difusão da cultura ESG no país, que deve ser interesse do Poder Público, da iniciativa privada e da sociedade. Pude, então, no 6º Seminário de Meio Ambiente – ESG, compartilhar a experiência que tivemos com a execução desse programa em Piracicaba e deixei o convite para a cidade de Hortolândia participar dessa iniciativa conosco”, contou.

Encontro discutiu tópicos como mudanças climáticas, mercado de carbono, liderança feminina e desafios para a Amazônia

O objetivo central do programa de certificação ESG de Piracicaba foi capacitar e certificar empresas de pequeno, médio e grande porte de Piracicaba, com base nas premissas do ESG – termo desenvolvido pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2004, que significa ambiental, social e governança (Environmental, Social and Governance).

O 6° Seminário de Meio Ambiente – ESG: Contribuindo no Desenvolvimento de Cidade Inteligente e Sustentável foi realizado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O encontro discutiu tópicos cruciais ao tema, como mudanças climáticas, mercado de carbono, ética empresarial, inclusão social, liderança feminina, desafios para a Amazônia e novas tecnologias.

“Quanto mais as empresas e órgãos públicos se comprometerem com as questões ambientais, sociais e de governança, mais as futuras gerações se beneficiarão com qualidade de vida, garantindo o meio ambiente saudável e equilibrado”, destacou Eliane do Nascimento Nunes de Oliveira, titular da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Hortolândia.