A Prefeitura de Piracicaba, por meio dos profissionais do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, colaborou com o processo de cerramento de uma nova cápsula do tempo na cidade, na Escola Estadual Sud Mennucci, a ser aberta daqui 50 anos, especificamente no dia 10/12/2072. Esta cápsula, que consiste em uma caixa de aproximadamente 50 cm de altura e 15 cm de largura, para armazenar cerca de 300 itens, tem como temática A Luta pela Conquista dos Direitos Humanos, escolhida pela comunidade escolar, e é por este motivo que foi estabelecida a data de abertura para 10/12, que é o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Nova cápsula do tempo deve ser aberta daqui a 50 anos, no dia 10 de dezembro de 2072 Segundo a conservadora e restauradora do Museu Prudente de Moraes, Ana Torrejais, as orientações sobre o processo de cerramento de uma nova cápsula do tempo consiste desde a indicação do material para confecção da caixa de armazenamento dos itens até o cerramento dela, de fato, na parede do hall de entrada no Sud Mennucci, abrangendo a listagem dos objetos e a ata de todos os procedimentos. Desta vez, a sugestão da equipe do Museu foi para a produção de uma caixa em acrílico, porque, segundo Ana, é um material firme e que pode ser vedado com PU, um tipo de cola de poliuretano, que resiste ao envelhecimento e à ação das condições climáticas, de modo que a degradação de todos os materiais seja a menor possível em meio século.
Nova cápsula do tempo está armazendo cerca de 300 itens Entre os itens selecionados para serem armazenados nesta cápsula do tempo estão um álbum de figurinhas da Copa de 2022, objetos como caneca e caneta, fotos da escola e de eventos ocorridos no Sud Mennucci, moeda e cédula de dinheiro, um atestado médico de uma pessoa com Covid-19 e também cartas da comunidade da sociedade atual para a comunidade de 2072, inclusive, uma carta do prefeito Luciano Almeida para o prefeito da cidade daqui a 50 anos. “As cartas, por exemplo, orientamos para que as pessoas escrevessem com lápis, grafite, porque resiste mais à passagem do tempo. As tintas das canetas, com a umidade, acabam borrando o papel, então daqui a 50 anos os escritos podem estar danificados”, explicou Ana.
Álbum de figurinhas da Copa de 2022 está entre os itens da nova cápsula do tempo Ela disse, ainda, que todos os objetos devem ser envolvidos por um papel de seda branco, para evitar que uma possível coloração seja transferida a eles. E antes de serem armazenados, todos os itens, conforme Ana, são relacionados em uma lista e depois constam em uma ata do processo de cerramento da cápsula. PARCERIA – De acordo com a diretora do Sud Mennucci, Márcia Lima Vieira, a parceria com o Museu foi imprescindível para o desenvolvimento do processo de cerramento da cápsula. “Além de nos orientarem, eles se colocaram à disposição para assumirem os procedimentos, nos explicaram o passo a passo e realizaram todo o trabalho conosco”, falou a diretora. Foi a equipe do Museu também que, junto dos profissionais do setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara Municipal, colaborou com a abertura, após 100 anos, da cápsula do tempo do Sud descerrada no último dia 7 de setembro.
Diretora do Sud, Márcia Vieira, e conservadora e restauradora do Museu, Ana Torrejais, organizam materias da nova cápsula do tempo Conforme a conservadora e restauradora Ana Torrejais, essa parceria consolida a sinergia entre diferentes instituições do município. “Conseguimos unir em um único propósito o Museu, a Escola Sud Mennucci e a Câmara Municipal para a construção da história do município. É um momento histórico não só para os profissionais envolvidos, mas para toda a comunidade piracicabana”, falou. VISITAÇÃO – Até dia 28/01/2023, o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes abriga a exposição Cápsula do Tempo: Mistérios Revelados, com objetos da cápsula do tempo cerrada na Escola Sud Mennucci há um século e aberta no último dia 7 de setembro. São itens como jornais, fotografias, objetos escolares, desenhos, entre outros, que podem ser vistos gratuitamente de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e feriados, das 10h às 14h. O Museu fica situado na rua Santo Antônio, 641, Centro. Mais informações: (19) 3422-3069. Todos os itens também estão disponíveis para visualização no site da Câmara Municipal (camarapiracicaba.sp.gov.br).