Profissionais de enfermagem participam de capacitação sobre Comunicação Não Violenta e inteligência emocional
Treinamento promovido pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Coren-SP abordou ética, legislação e ferramentas para fortalecer relações e qualificar o cuidado
Ouvir sem julgar, compreender o outro, identificar e expressar necessidades de forma clara e pedir em vez de mandar são pilares da Comunicação Não Violenta (CNV) — um dos temas centrais do treinamento realizado nesta quinta-feira, 13/11, para profissionais de enfermagem da rede municipal de Saúde.

Psicólogo e enfermeiro, o palestrante Fledson de Souza Lima integrou teoria e prática ao abordar a CNV. “É possível falar coisas difíceis usando esta técnica”, destaca. Entre os resultados práticos do uso da CNV estão a melhoria da qualidade da comunicação, a construção de relacionamentos mais saudáveis, a resolução pacífica de conflitos e a promoção de um ambiente de trabalho mais produtivo e harmonioso.

O encontro, promovido pelo Núcleo de Gestão de Estágios e Educação Permanente em Saúde, em parceria com o Coren-SP, também tratou de outros temas relevantes, como legislação, inteligência emocional, autoconhecimento, equilíbrio nas relações interpessoais e dilemas éticos-legais.
“Nosso compromisso é oferecer formações que dialoguem com as necessidades reais dos profissionais e contribuam para um ambiente de trabalho mais saudável. Quando discutimos ética, comunicação e inteligência emocional, fortalecemos não apenas a prática da enfermagem, mas toda a rede de cuidado”, destaca a coordenadora do Núcleo de Gestão de Estágios e Educação Permanente, Tatiane Bonini.
A enfermeira Gislene Nicolau foi uma das participantes e destacou a pertinência das discussões. “São várias provocações que estimulam reflexões sobre nossas práticas e desafios diários”, afirma. Para ela, capacitações como essa despertam o olhar humano necessário à enfermagem. “Também precisamos nos olhar e nos respeitar para cumprir essa missão que é ser enfermeira”.

Para Jacqueline Gorauskas, técnica de enfermagem da UBS Centro, a atividade agrega valor ao trabalho cotidiano. “Precisamos estar sempre atentos à qualidade do atendimento ao paciente, disponíveis para escutá-lo”, pontua. Ela reforça que, em situações de conflito, o respeito e o profissionalismo devem prevalecer. “Muitas vezes um bom profissional não se encaixa por algum motivo no trabalho desenvolvido pela equipe”.

Como desenvolver e aplicar a inteligência emocional no cotidiano profissional, refletindo sobre seus efeitos nas relações interpessoais, na gestão de conflitos e na construção de ambientes de trabalho mais saudáveis e éticos foi outro tema abordado.
Entre os objetivos da capacitação estão promover a reflexão sobre dilemas ético-legais, desenvolver competências socioemocionais para lidar com situações complexas e fortalecer o relacionamento interpessoal e o ambiente de trabalho saudável.
“Cuidar das pessoas exige técnica, mas também exige escuta, empatia e equilíbrio. Investir em formações como essa é investir no bem-estar das nossas equipes e, consequentemente, na melhoria do atendimento à população. Quando apoiamos quem cuida, toda a rede de saúde se fortalece”, destaca a secretária-executiva de Gestão da Saúde, Daniela Andrade.
