Portal do Município de Piracicaba

Profissionais da Saúde participam de capacitação sobre dengue

Fortalecer o preparo das equipes para diagnóstico precoce é o principal objetivo

Por CCS / Publicado em 04/03/2026
Tempo de leitura: 2 minutos.

Aproximadamente 200 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, entre enfermeiros, médicos e residentes da Atenção Primária, participaram nesta terça-feira, 3/2, de uma capacitação sobre dengue promovida pela Vigilância Epidemiológica em parceria com o Departamento de Atenção Básica e Núcleo Integrado de Gestão do Trabalho e Educação.

A imagem mostra uma grande plateia em um auditório, assistindo a uma apresentação sobre Dengue. A maioria das pessoas está sentada de costas para a câmera, olhando para um palco onde uma mulher está falando ao lado de um telão. No telão, há um slide com o título "GRUPO A - DENGUE SEM SINAIS DE ALARME E SEM CONDIÇÕES ESPECIAIS", que apresenta orientações médicas sobre o manejo da doença, como não se automedicar, procurar atendimento em caso de sangramentos, agendar retorno para reavaliação, usar repelentes e notificar o caso. O auditório tem cadeiras vermelhas e pretas, paredes de madeira e iluminação clara. Ao lado do palco, há várias bandeiras, incluindo a do Brasil. O público parece atento, com algumas pessoas anotando ou fotografando a apresentação.
Palestras foram realizadas por médicas residentes, Vigilância Epidemiológica e Coordenação da Enfermagem

O treinamento teve como objetivo fortalecer o preparo das equipes para o diagnóstico precoce, manejo clínico e acompanhamento dos casos, além do planejamento para situações de agravamento da doença.

A imagem mostra uma palestra ou apresentação acontecendo em um auditório moderno. Uma mulher está no palco, falando para o público, usando um microfone. Ela veste uma blusa branca e calça bege. Ao seu lado, no palco, estão mais três mulheres, que parecem estar aguardando para falar ou apoiar a apresentação. O público está sentado em cadeiras vermelhas, organizadas em fileiras, e parece atento à apresentação. O auditório tem paredes revestidas de madeira clara e um teto com painéis iluminados que proporcionam uma luz quente ao ambiente. À direita do palco, há algumas bandeiras, incluindo a bandeira do Brasil, indicando que o evento provavelmente ocorre no Brasil. Também é possível ver um extintor de incêndio vermelho na parede. O espaço é amplo e bem iluminado, com um ambiente profissional e organizado.
Enfermeiros, médicos e residentes participaram da capacitação realizada no auditório do Simespi em dois períodos

As palestras foram ministradas pelas médicas do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade, Bárbara Marques, Isabella Sabino, Larissa Andrade e Letícia Rubia, além da responsável pela Vigilância Epidemiológica do município, Fernanda Menini, e da coordenadora de Enfermagem da Atenção Básica, Elaine Defavari.

O encontro também reforçou os fluxos assistenciais nas unidades de saúde, com abordagem dos procedimentos que devem ser adotados em caso de suspeita ou confirmação de diagnóstico, além dos fluxos a serem seguidos pela enfermagem nas unidades.

DADOS – Até o dia 27 de fevereiro, Piracicaba registrou 14 casos confirmados de dengue, sem óbitos. No mesmo período de 2025, foram 521 casos confirmados e um óbito. Já em 2024, também considerando o mesmo período, foram registradas 2.530 confirmações e um óbito.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.