Pelo menos 160 profissionais do serviço social participaram hoje (15), da comemoração ao Dia do Assistente Social, no salão nobre da Câmara de Vereadores. O evento faz parte da Semana Municipal do Serviço Social, de iniciativa do vereador Pedro Kawai, conforme decreto n.º 126/15.

Na abertura compuseram a mesa, o prefeito do município de Piracicaba, Gabriel Ferrato, a secretária de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, a representante das Diretorias Regionais da Assistência Social, Maria Germek e os vereadores Pedro Kawai e André Bandeira.

Durante o evento foram homenageadas as profissionais Célia Maria da Silva – atualmente coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vila Sônia e também conselheira do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comdef), e Ana Maria Giusti, aposentada que trabalhou na Prefeitura de Piracicaba e lecionou nas Faculdades Integradas Maria Imaculada, até 2012.

Com o tema “Prática profissional e Política”, a professora doutora, Ada Bragion Camolesi falou sobre os desafios de assistente social em atuar de maneira intersetorial.

O prefeito Gabriel Ferrato falou sobre a importância desses trabalhadores que buscam o desenvolvimento social do município.

“Já avançamos bastante com relação aos projetos sociais, mas temos muito mais a alcançar”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes.

O evento foi realizado com o objetivo de parabenizar e despertar esses profissionais para a importância do trabalho que é desenvolvido. A profissão, regulamentada há 50 anos, é um exemplo de disposição.

O Assistente Social é um profissional que atua em diversos setores da realidade social (assistência social, saúde, habitação, lazer, previdência, educação, justiça etc.). Com uma postura ético-política, contribui para o acesso e a garantia dos direitos sociais, políticos e civis do cidadão.