Com o objetivo de promover reflexões sobre a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, da rede de ensino do município, o Núcleo Municipal de Apoio Pedagógico de Educação Especial iniciou, em abril, o projeto “Inclusão – a escola que ensina a todos”. Seu foco é subsidiar os professores que trabalham com esses alunos. O projeto segue até o mês de dezembro.
Atualmente, 200 profissionais da rede municipal participam dos encontros realizados uma vez por mês, no período da manhã, tarde ou noite, conforme a disponibilidade. Entre os temas abordados estão: adaptações de currículo, materiais adaptados e informações sobre síndromes específicas. A rede municipal de ensino possui 259 alunos portadores de necessidades educativas especiais, sendo 89 da Educação Infantil, na faixa etária de 0 a 5 anos; 156 alunos do Ensino Fundamental, que corresponde a idade dos 6 aos 10 anos; e 14 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Sete profissionais compõem a equipe técnica do Núcleo, que coordena as capacitações juntamente com 22 professores especialistas em Educação Especial e promovem encontros organizados para estudo, discussão coletiva e orientação sobre os alunos. Além disso, sob a coordenação de uma técnica e três professoras especialistas, o Núcleo realiza ainda capacitação específica para os professores que trabalham com crianças cegas ou com baixa visão, por meio de orientações pedagógicas, formação em Braille, utilização do Soroban (instrumento, originalmente chinês, utilizado para cálculo) e instruções de como adaptar o material didático a esses casos. Todo o material utilizado foi patrocinado pela empresa ArcelorMittal.
Salas com recursos multifuncionais
A Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba está implantando salas com recursos multifuncionais nas escolas da rede. Essas salas dispõem de equipamentos específicos, que auxiliam no desenvolvimento dos estudantes portadores de necessidades educativas especiais. O funcionamento é sempre no período oposto ao das aulas: a criança é matriculada na escola regular e, no período inverso, recebe acompanhamento de um profissional especializado que trabalha com o número máximo de quatro crianças por turno, cada um com até duas horas de duração. O atendimento também pode ser individual, de acordo com a necessidade de cada aluno.
Escolas que possuem salas de recursos multifuncionais
– E. M. “Prof. Benedito de Andrade” – Mário Dedini
– E. M. “Prof. João Batista Nogueira” – Santa Terezinha
– E. M. “São Vicente de Paulo” – Centro
– E. M. “Prof. Francisco de Almeida Kronka” – Residencial Eldorado
– E. M. “José Antônio de Souza” – Parque Orlanda
– E. M. “Prof. Taufic Dumit” – Vila Sônia
– E. M. “Lasaro Detoni” – Jardim Itapuã
– E. M. “Hide Maluf Júnior” – Jardim Glória
– E. M. “Dr. Nélio Ferraz de Arruda” – Jardim Novo Horizonte
– E. M. “Wilson Guidotti” – Jardim Tóquio
– E. M. “João Otávio M. Ferraciú” – Parque das Indústrias
– E. M. “Nosso Lar” – Jardim Elite
– E. M. “Raquel de Queiroz” – Jardim Alvorada III