Professores recebem certificados da UFSCar por concluírem o curso Interdisciplinar de Formação Continuada
A Administração do prefeito Gabriel Ferrato investiu cerca de 220 mil reais
Os 120 professores de 4º e 5ª anos da rede municipal, que realizaram o Curso Interdisciplinar de Formação Continuada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), receberão na próxima quarta-feira, dia 7, os certificados de conclusão do curso. A cerimônia será realizada no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação (SME), às 15h.
O curso foi realizado por meio de convênio entre a SME e UFSCar e começou a ser planejado em 2013. As aulas iniciaram-se em março de 2015, totalizando 80 horas de atividades e envolveram três turmas de 40 educadores. De acordo com o coordenador do curso, Alexandre Cavagis, o objetivo principal foi de oferecer capacitação aos professores, sobretudo em áreas que normalmente são deficitárias em boa parte dos cursos de pedagogia, tais como química, física, matemática, biologia e astronomia, além de história, geografia e geopolítica.
“As aulas permitirão que os professores estimulem precocemente as crianças para as áreas científicas e tecnológicas, ampliando a visão crítica dos alunos e permitindo que o Ensino Fundamental I ofereça bem mais do que alfabetização na língua portuguesa e ensino de operações matemáticas básicas”, explica. “De nada adianta informação sem formação. Nessa era tecnológica na qual vivemos, todos têm as informações na palma da mão, mas poucos possuem uma formação substancial para saber como tirar proveito disso”, acrescenta.
Foto: Fernanda Schmidt

Professores em visita à Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André, em agosto de 2015
Ao longo do curso, várias saídas de campo foram realizadas, como por exemplo ao Centro de Estudos do Universo, em Brotas (SP), onde os professores passaram um dia inteiro envolvidos em atividades de Astronomia e Geologia, à pedreira de calcário em Saltinho (SP) e à SABINA – Escola Parque do Conhecimento, em Santo André (SP), que é uma referência ao ensino de Ciências. OS professores conheceram vários laboratórios na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e participaram de oficinas experimentais de ciências e incrustação de insetos em resina na ETEC Fernando Febeliano da Costa, da Fundação Paula Souza, que concedeu o espaço físico dos laboratórios.
A Administração do prefeito Gabriel Ferrato investiu cerca de 220 mil reais no planejamento e execução desse projeto, junto à FAI – Fundação Institucional para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UFSCar. Todas as vivências e atividades realizadas no âmbito desse projeto serão reunidas em um livro, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2017.
