Visitas técnicas são parte da Semana do Meio Ambiente 2017
As etapas de descontaminação do esgoto e tratamento da água, pôde ser observado de perto pelos 16 professores da Rede Municipal que participam desde março do curso de educação ambiental Água na Bacia do Rio Piracicaba: Uso Sustentável, Qualidade de Vida e Saúde. As visitas técnicas realizadas na tarde de hoje, 7/10, à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ponte do Caixão e Estação de Tratamento de Água (ETA) Capim fino é parte também da Semana do Meio Ambiente 2017, que teve início anteontem, 05, Dia Mundial do Meio Ambiente, e segue até o dia 10.
De acordo com Felipe Augusto Gasparotto, biólogo do SEMAE e um dos coordenadores do curso, já no primeiro encontro os professores participaram de uma palestra sobre o tratamento de água e esgoto. “Hoje eles conheceram todas as etapas de descontaminação do esgoto, desde o que é coletado das casas, direcionado ao tratamento na ETE, até ser lançado nos rios como efluente mais limpo. E puderam observar também as etapas do tratamento de água, desde a água que é captada do rio Corumbataí, passando pelo tratamento químico na ETA, até à reservação e distribuição”, explica.
As professoras do 5º ano Delma Castilho da E.M. Profº André Franco Montoro e Elaine Pizziinato da E.M. Professor Décio Miglioranza, têm adquirido conhecimento com o curso e repassado em sala de aula para que as crianças possam multiplicar as informações com a família e comunidade. “Já trabalhamos com o meio ambiente, o uso consciente da água e as bacias hidrográficas com os alunos. O curso tem agregado e ajudado a expandir o conhecimento em sala de aula. As crianças se interessam muito pelo assunto”, disse Delma.
O curso é realizado por meio da parceria entre o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema).
PROGRAMAÇÃO – Até sábado, na Semana do Meio Ambiente, serão exibidos filmes com temáticas ambientais no Centro Cultural Antônio Pacheco Ferraz, na Estação da Paulista, à avenida Dr. Paulo de Moraes, 1580, na Paulista.
No dia 9 de junho, haverá o lançamento de projetos ambientais acerca do reúso da água, horta, compostagem, plantio de árvores e recuperação de nascentes, nas escolas estaduais de Piracicaba, parceria da Diretoria Regional de Ensino com o Instituto Vida.
Nos dias 10, 17 e 24 de junho, ações culturais paralelas ocorrem na cidade. No dia 10, sábado, entre as atividades, destaca-se o 31º plantio de árvores do Programa Plante Vida – Nascemos Juntos para Viver, projeto com mais de 50 mil árvores plantadas em parceria com as três maternidades: Unimed Piracicaba, Santa Casa de Piracicaba e Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC). O evento será às 9h, na área verde do Jardim São Miguel, à rua José Rosário Losso, 87, no Castelinho.
Outro destaque é a Caminhada Ecológica, também no sábado (10/06), a partir das 16h30. A concentração e largada acontecem na avenida Renato Wagner (atrás do Lar dos Velhinhos) e a chegada na Praça da Paz, no Parque da Rua do Porto, com show da Banda Cantoá, às 18h.
Também nos dias 10, 17 e 24 de junho, acontece a exposição Bioartística de Ciências Naturais Natureza em Blocos, dos acervos da Empresa de Inteligência Ambiental e Social (EIAS). A mostra estará no Museu do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), no Zoológico Municipal, das 10h às 16h.
Na Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura e a Sedema têm ainda como parceiros as secretarias municipais de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) e da Ação Cultural e Turismo (SemacTur), Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), Comissão de Eventos Cívicos da Prefeitura e Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores. O Serviço Social do Comércio (Sesc) e Neptune Produções apoiam a semana.
SERVIÇO – Mais informações sobre a Semana do Meio Ambiente pelos telefones 3403-1245 e 3417-9494. A programação completa está disponível no site http://www.sedema.piracicaba.sp.gov.br/ e www.terravida.org.br