Programa Amamenta e Alimenta Brasil, do Ministério da Saúde, fala sobre alimentação complementar saudável

Professoras de educação infantil participaram essa semana na sede da Secretaria Municipal de Educação, de encontro com nutricionistas da Cpan (Coordenadoria de Programas de Alimentação e Nutrição), da Secretaria de Saúde para receberem orientações sobre a alimentação das crianças menores de dois anos. O conteúdo abordado faz parte da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, programa do Ministério da Saúde, que fala sobre alimentação complementar saudável.

As orientações são dadas pelas tutoras oficiais de Piracicaba, que são profissionais formadas pelo Ministério de Saúde para poder realizar esse curso: as nutricionistas Ana Paula Vioto Ferraz e Andreza Nunes Garcia, e a enfermeira da Atenção Básica, Tatiana Bonini.

Segundo a nutricionista e coordenadora da CPAN, Márcia Cardoso, esta é a segunda edição do encontro, que teve início em 2016. “Até o mês de abril pretendemos atingir mais de 600 professores que atuam nos berçários das escolas da rede”.

Fotos: Fernanda Schmidt

_SME9163_Custom

Márcia explica que o intuito é orientar os técnicos e profissionais da saúde que trabalham com as crianças menores de dois anos sobre algumas mudanças recentes que aconteceram na alimentação dessa faixa etária. “Antigamente, por exemplo, era oferecido suco de laranja lima para a criança, o que hoje em dia não se oferece antes de um ano de idade, pois existe a questão da frutose, que é o açúcar da fruta, ser tóxico para o fígado da criança, podendo desenvolver alguns problemas como o diabetes”, conta ela.

A nutricionista cita ainda outros exemplos, como a consistência da papinha e o ovo. “ Antigamente a sopa era de um jeito, mais pastosa, agora a consistência deve ser mais sólida para a criança sentir o alimento de verdade. Antes o ovo só era indicado à criança aos nove meses, hoje, é permitido antes, inclusive as vacinas dadas a elas são feitas a base de ovo, portanto, se ela tiver alguma alergia, já é descoberta antes dos seis meses”, completa.

_SME9185_Custom

A nutricionista e coordenadora da CPAN, Márcia Cardoso

Estratégia- Criado em 2012 pelo Ministério da Saúde, o programa Amamenta e Alimenta Brasil tem como objetivo qualificar o processo de trabalho dos profissionais da Atenção Básica com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde).

A iniciativa do Amamenta e Alimenta Brasil é resultado da integração de duas ações do Ministério da Saúde: a Rede Amamenta Brasil e a Estratégia Nacional para a Alimentação Complementar Saudável (ENPACS), que se uniram para formar essa nova estratégia, que tem como compromisso a formação de recursos humanos na Atenção Básica.

As capacitações têm como objetivo discutir a prática do aleitamento materno e alimentação complementar saudável com os profissionais das unidades e planejar ações de incentivo à alimentação saudável na infância, de acordo com a realidade de cada local.

_SME9156_Custom

_SME9176_Custom