Resolução de Problemas foi o tema discutido na noite de ontem, na Secretaria de Educação
Texto: Larissa Mizuhira/Rafaela Gazetta
A 9ª Jornada Pedagógica contou, na noite de quarta-feira, 19, com a palestra da professora Audria Alessandra Bovo, que apresentou, por meio de exemplos e estratégias, novas concepções sobre Resolução de Problemas na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Audria possui mestrado e doutorado em matemática pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) e é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Piracicaba
De acordo com a palestrante, os problemas estão presentes no dia a dia de todos e podem ou não ser resolvidos por meio de números. Os problemas são classificados também como desafios – situações que permitem questionamento ou investigação.
Aos profissionais da educação que assistiram à palestra, Audria comprovou que os problemas resolvidos em sala de aula, com alunos do ensino fundamental, ou fora dela, com as crianças da educação infantil, podem ser mais amplos, desafiadores e intrigantes, atraindo o interesse desta faixa etária.
“O problema é algo desconhecido. Você deve parar para pensar antes de responder. Na educação infantil, onde não se usa número e escrita, a ideia é trabalhar com questões simples, como charadas. O professor pode fazer sons de bichos e dar dicas para que as crianças cheguem à resposta certa”, exemplificou. Além disso, segundo Audria, é interessante apresentar às crianças e aos alunos mais de uma possibilidade de resolução do problema; mostrar que a questão pode ser resolvida de várias maneiras.
Foto: Fernanda Schmidt
Professora Audria Alessandra Bovo palestrou no terceiro dia da Jornada Pedagógica
QUINTA-FEIRA – Na quinta-feira, 20, Maria Aparecida Zulian, terapeuta ocupacional pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e psicopedagoga pela Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), falou sobre Conhecimentos Importantes Para Profissionais de Apoio de Aluno com Deficiência no período da manhã e da tarde. Ela deu dicas em como tratar uma criança com deficiência, como oferecer condições de aprendizagem, minimizar as dores, as dificuldades e como eliminar as barreiras que aparecem. “A ideia é tentar ajudar o professor que vive isso no cotidiano a identificar essas barreiras e solucioná-las da melhor maneira possível”, diz ela.
Maria Aparecida falou sobre o papel do profissional de apoio, que deve ser chamado somente em períodos temporários, de acordo com a demanda do aluno.
O momento cultural ficou por conta das crianças do ensino complementar da Escola Municipal Fábio de Souza Maria, sob o comando do professor João Barbosa do Carmo. Eles cantaram três músicas, uma em homenagem aos professores, outra como parte do Projeto Encanto de Criança, chamada Complementar, de autoria do próprio João, e a última, em inglês, Wonderful World, de Louis Armstrong.
Às 19h , o Anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação recebeu a professora da Unimep Eline Tereza Rozante Porto para falar sobre O Esporte Adaptado e a Inclusão. A Jornada Pedagógica segue até sexta-feira, 21.
Viviane Ropero entrega certificado para Audria
Quinta-feira, 20
Crianças do ensino complementar da E.M. Fábio de Souza Maria
Elas homenageiam professores com música e rosas…
… e cantam a música Wonderful World, de Louis Armstrong
Maria Aparecida Zulian
A palestrante faz demonstração de dicas para pessoas com deficiência
Crianças da E.M. Profª Vilma Leone Dal Pogetto
Mara de Oliveira entrega certificado à Maria Aparecida Zulian