O ginásio do Sesc e o Teatro do Engenho ficaram lotados ontem, 18/06, para a palestra Português – Uma Conversa Sobre a Nossa Língua, com o professor Pasquale Cipro Neto, autor de vários livros e idealizador de programas de TV e rádio que popularizaram o ensino da língua portuguesa. O evento foi realizado pelo Sesc e pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), Secretaria Municipal da Educação (SME), Rádio Educativa FM 105,9.

Às 15h, no Sesc, o professor Pasquale falou para um público atento de 960 estudantes. Descontraído, deu exemplos dos problemas da língua e também utilizou uma música de Caetano Veloso, intitulada Língua, para falar sobre a história do português. Ao final do encontro foi aplaudido de pé pelos estudantes.

À noite, às 20h, foi a vez de os educadores participarem do bate-papo com Pasquale. O Teatro do Engenho recebeu 380 profissionais de escolas municipais, estaduais e particulares. Pasquale tratou sobre a qualidade do ensino do Brasil e também deu algumas dicas aos educadores que, segundo ele, têm o papel de surpreender o aluno sempre. De acordo com ele, é responsabilidade do professor despertar a vontade de aprender do aluno por meio de aulas criativas, que não devem ser baseadas apenas no cronograma de classe.

COLETIVA – Também ontem, às 14h30, Pasquale recebeu a imprensa para uma coletiva, no Sesc, que reuniu o vice-prefeito, Jorge Chaddad, a secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese, o gerente do Sesc, Fábio José Rodrigues Lopes, o diretor-presidente da Rádio Educativa, Paulo de Tarso Porrelli, e Angélica Cordeiro, coordenadora do programa Ler e Escrever, representando a secretária de Educação, Angela Corrêa.

O PROFESSOR – Pasquale Cipro Neto é professor de português desde 1975 e colunista de vários jornais. Integrou o Departamento de Jornalismo da Rede Globo, de 1996 a 2011. Trabalha no jornal Folha de S.Paulo desde 1989 e atualmente realiza serviço pedagógico para assinantes de uma operadora de celular. Também foi idealizador e apresentador do programa Nossa Língua Portuguesa, transmitido pela Rádio Cultura AM e pela TV Cultura, e do programa Letra e Música, transmitido pela Rádio Cultura AM.