Na próxima segunda-feira, 12/12, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), faz a entrega dos certificados de pagamento aos 12 produtores rurais aprovados no Programa PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) Preservando o Futuro de 2022.

A cerimônia será no anfiteatro do Museu da Água, a partir das 9h, e contará com a presença do prefeito Luciano Almeida e da secretária de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame.

Criado em 2017 e desde então coordenado pela Sema, o PSA é um sistema de remuneração a produtores rurais que atendem às práticas sustentáveis para preservação de suas propriedades com potencial para produção de água no município.

Neste ano, as vistorias nas propriedades ocorreram em agosto. Por meio delas, profissionais da Sema, Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) e Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), avaliam as condições de conservação do solo, nascentes, matas ciliares, implementação do saneamento ambiental, entre outros.

Uma vez aprovado, o produtor recebe um valor correspondente ao atendimento dos critérios do programa. A renovação é anual e pode ser feita todo início de ano. Nesta primeira etapa são aceitos apenas os proprietários rurais com áreas localizadas na região das microbacias do ribeirão dos Marins, Congonhal, Tamandupá e Paredão Vermelho.

As inscrições para o PSA de 2023 abrirão no primeiro dia útil de janeiro, até o último dia útil de abril. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo telefone 3437-4000, ou pelo site da Prefeitura Municipal (www.piracicaba.sp.gov.br), no link: Preservando o Futuro.

Programa PSA remunera produtores rurais que preservam nascentes