Procon tira dúvidas em ação no Terminal Central de Ônibus
O Procon Piracicaba realizou nesta sexta-feira (13), no Terminal Central de Integração (TCI), uma ação pelo Dia Mundial do Consumidor, comemorado no próximo domingo (15). O objetivo foi tirar dúvidas dos consumidores sobre seus direitos e como proceder em casos de reclamação. Um dos pontos altos foi responder as dúvidas relativas a cancelamento de viagens por causa do Covid-19, o Coronavírus.
O Procurador Geral do Município e responsável pelo Procon Piracicaba, Sergio Bissoli, afirmou que o consumidor não é obrigado a expor sua saúde a riscos viajando para destinos onde poderá contrair o coronavírus, podendo optar por uma das alternativas: postergar a viagem para data futura, viajar para outro destino de mesmo valor ou obter a restituição do valor já pago.
Segundo Bissoli, outras possibilidades podem ser negociadas com a empresa, desde que seja uma alternativa que não prejudique o consumidor e com a qual ele esteja de acordo. “Caso o consumidor se sinta prejudicado em razão da postura adotada pela empresa, ele pode procurar o Procon, que irá intermediar a negociação para tentar compor um acordo com a empresa”, disse.

Fiscal do Procon entrega cartilha a consumidor em ação no TCI
Dia do Consumidor – Durante a ação no TCI, fiscais do Procon distribuiram cartilhas sobre os direitos do consumidor contendo informações, como educação financeira e direitos dos idosos, além de esclarecer demais dúvidas. Para Bissoli, o Dia do Consumidor deve ser valorizado por toda a população, não apenas entre aqueles que consomem, mas também pelos estabelecimentos comerciais. “É preciso que os consumidores tenham pleno conhecimento de todos os seus direitos”, disse.
