Portal do Município de Piracicaba

Procon registrou 13.095 atendimentos em 2016

Por Comunicação Social / Publicado em 27/01/2017
Tempo de leitura: 3 minutos.

O Procon Piracicaba divulgou o número de 13.095 atendimentos realizados pelo serviço, durante o ano de 2016. A informação é do procurador geral do Município e responsável pelo Procon, Milton Sérgio Bissoli.

O levantamento apontou que o maior índice de consultas e reclamações foram dedicados à àrea de produtos e que serviços de cobertura, abrangência de garantia, produtos não entregues, ou com defeito, ou ainda, demora na entrega, problemas com contratos, pedidos e orçamentos são os mais solicitados.

Dos serviços, 11.736 são atendimentos de simples consulta e compreende em orientações, tira dúvidas e análise de documentos. Outros 967, são de atendimentos preliminares, que caracteriza em resolução do problema através de um contato telefônico com o fornecedor.

Durante o período, o Procon elaborou 317 CIP's emitidas, são cartas de informação preliminar que possui o relato dos fatos apresentados pelo consumidor, seu pedido, pedido do Procon, prazo e forma de manifestação.

Os resultados foram 137 Cip's finalizadas com acordo e o problema foi resolvido, 165 finalizadas onde o fornecedor apresentou os esclarecimentos devidos, 25 reclamações ficaram em aberto, pois, o pedido não foi atendido, mas, o fornecedor não descaracterizou o direito do consumidor e houve audiência de conciliação agendada , e mais 29 audiências;

As ações de fiscalização no comércio resultou em 914 tendimentos. Foram registadas 147 denúncias, 602 diligências livres, 10 palestras para comerciantes, 85 Raf's – atos fiscalizatórios, 80 autos de infrações e 13 campanhas de orientação. Houve também 885 atendimentos extra Procon (quando não se trata de relação de consumo).

Os atendimentos feitos pelo Procon Piracicaba são registrados no Sindec ( Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. A consulta pode ser feita pelo site da Prefeitura de Piracicaba www.piracicaba.sp.gov.br – acesse o link Procon – Ranking de atendimento.O Procon atende de segunda a sexta no pavimento terreo 1 – rua Capitão Antonio Correa Barbosa, 2233 – prédio da Prefeitura.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.