O Procon – Serviço Municipal de Defesa do Consumidor – divulgou hoje (6) balanço das solicitações recebidas no mês de agosto. Houve 1.891 atendimentos, entre consultas e reclamações, 173 a mais do que no mês de julho. A área de prestação de serviços liderou o número de consultas e reclamações, seguida da área de produtos e assuntos financeiros. Desde janeiro o Procon registrou 13.437 atendimentos.

A área de prestação de serviços recebeu 535 consultas e reclamações pessoalmente, por carta ou por meio de telefone. A área de produtos, que diz respeito a tudo o que se relaciona com propaganda enganosa, compra de aparelhos com defeito, recusa da troca de mercadoria, recebeu 511, assuntos financeiros 476, extra Procon 222, habitação 81, saúde 35, assuntos fiscalizatórios 30 e alimentos uma consulta.

Em agosto foram emitidas 19 novas Cartas de Informação Preliminar (CIPs). Esse procedimento ocorre quando há reclamação contra algum estabelecimento comercial e este não toma providências. Neste caso acontece a interferência do Procon e a queixa do consumidor se transforma em processo.

Foram registrados 1.168 atendimentos por telefone, 711 pessoalmente e abertas mais 12 reclamações. As consultas totalizaram 1.879. Foram realizadas três audiências conciliatórias. Além dos atendimentos relatados acima houve retorno de 12 Cartas de Informação Preliminar (CIP).

O Procon atende pessoalmente no andar mezanino da Prefeitura, à Rua Capitão Antônio Correa Barbosa, 2233 ou pelo telefone 151 de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h30.