O Procon – Serviço Municipal de Defesa do Consumidor – divulgou hoje (14) balanço das solicitações recebidas no mês de maio. Houve 1.796 atendimentos, entre consultas e reclamações, 319 a mais do que no mês de abril. A área de produtos liderou o número de consultas e reclamações, seguida da área de prestação de serviços e assuntos financeiros. Desde janeiro o Procon recebeu 8.270 atendimentos.
A área de produtos diz respeito a tudo o que se relaciona com propaganda enganosa, compra de aparelhos com defeito, recusa da troca de mercadoria, etc. Houve 581 consultas, pessoalmente, por carta ou por meio de telefone. A área de prestação de serviços recebeu 449 consultas, assuntos financeiros 412, extra Procon 224, habitação 85, saúde 24, assuntos fiscalizatórios 12 e alimentos uma consulta.
Em maio foram emitidas 27 Cartas de Informação Preliminar (CIPs). Esse procedimento ocorre quando há reclamação contra algum estabelecimento comercial e este não toma providências. Neste caso acontece a interferência do Procon e a queixa do consumidor se transforma em processo.
Foram registrados 1.201 atendimentos por telefone e 587 pessoalmente. As consultas totalizaram 1.788 e reclamações oito. Foram realizadas 13 audiências conciliatórias. Além dos atendimentos relatados acima houve retorno de 57 Cartas de Informação Preliminar (CIP).
O Procon atende pessoalmente no andar mezanino da Prefeitura, à Rua Capitão Antônio Correa Barbosa, 2233 ou pelo telefone 151 de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h30.