O Procon – Serviço Municipal de Defesa do Consumidor – divulgou hoje (12) balanço das solicitações recebidas no mês de agosto. Houve 1.620 atendimentos, entre consultas, cartas e reclamações. A área de produtos liderou o número de consultas e reclamações, seguida da área de serviços privados e assuntos financeiros. A área de produtos, que diz respeito a tudo o que se relaciona com propaganda enganosa, compra de aparelhos com defeito, recusa da troca de mercadoria, recebeu 544 consultas e reclamações pessoalmente, por carta ou por meio de telefone. A área de serviços privados recebeu 448, assuntos financeiros 318, extra Procon 171, habitação 66, saúde 29, fiscalização 23 e serviços essenciais 21. O setor de alimentos não recebeu nenhuma reclamação. Em agosto retornaram 67 Cartas de Informação Preliminar (CIPs). Esse procedimento ocorre quando há reclamação contra algum estabelecimento comercial e este não toma providências. Neste caso acontece a interferência do Procon e a queixa do consumidor se transforma em processo. Foram registradas 1.580 consultas, cinco reclamações e 35 cartas. Também foram realizadas quatro audiências conciliatórias. As consultas feitas pessoalmente foram 531 e 1.049 por meio de telefone. O Procon atende pessoalmente no andar mezanino da Prefeitura, à Rua Capitão Antônio Correa Barbosa, 2233 ou pelo telefone 151 de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h30.