O Procon – Serviço Municipal de Defesa do Consumidor – divulgou hoje (9) balanço das solicitações recebidas no mês de fevereiro. Houve 1.579 atendimentos, entre consultas e reclamações. A área de produtos liderou o número de consultas e reclamações, seguida da área de prestação de serviços e assuntos financeiros.
A área de produtos, que diz respeito a tudo o que se relaciona com propaganda enganosa, compra de aparelhos com defeito, recusa da troca de mercadoria, recebeu 546 consultas e reclamações pessoalmente, por carta ou por meio de telefone. A área de prestação de serviços recebeu 438, assuntos financeiros 348, extra Procon 145, habitação 64, assuntos fiscalizatórios 21 e saúde 17. A área de alimentos não recebeu nenhuma reclamação.
Em fevereiro foram emitidas 19 novas Cartas de Informação Preliminar (CIPs). Esse procedimento ocorre quando há reclamação contra algum estabelecimento comercial e este não toma providências. Neste caso acontece a interferência do Procon e a queixa do consumidor se transforma em processo.
Foram registradas 1.552 consultas e abertas mais oito reclamações. Foram realizadas sete audiências conciliatórias. Além dos atendimentos relatados acima houve retorno de 23 Cartas de Informação Preliminar (CIP).
O Procon atende pessoalmente no andar mezanino da Prefeitura, à Rua Capitão Antônio Correa Barbosa, 2233 ou pelo telefone 151 de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h30.