O Procon – Serviço Municipal de Defesa do Consumidor – divulgou hoje (10) balanço das solicitações recebidas no mês de junho. Houve 1.558 atendimentos, entre consultas e reclamações, 238 a menos do que no mês de maio. A área de produtos liderou o número de consultas e reclamações, seguida da área de prestação de serviços e assuntos financeiros. Desde janeiro o Procon recebeu 9.828 atendimentos.

Sérgio Setten, diretor do Procon, ressaltou que a queda no número de atendimentos em relação ao mês de maio aconteceu devido aos feriados e jogos do Brasil na Copa do Mundo. “O número de atendimentos diários foi parecido com o mês de maio, mas por causa dos feriados e jogos do Brasil tivemos o expediente reduzido”, disse.

A área de produtos diz respeito a tudo o que se relaciona com propaganda enganosa, compra de aparelhos com defeito, recusa da troca de mercadoria, etc. Houve 472 atendimentos pessoalmente, por carta ou por meio de telefone. A área de prestação de serviços recebeu 407 consultas e reclamações, assuntos financeiros 394, extra Procon 154, habitação 64, saúde e assuntos fiscalizatórios 31 e alimentos cinco consultas.

Em junho foram emitidas 32 Cartas de Informação Preliminar (CIPs). Esse procedimento ocorre quando há reclamação contra algum estabelecimento comercial e este não toma providências. Neste caso acontece a interferência do Procon e a queixa do consumidor se transforma em processo.

Foram registrados 1.023 atendimentos por telefone e 530 pessoalmente. As consultas totalizaram 1.788 e reclamações cinco. Foram realizadas seis audiências conciliatórias. Além dos atendimentos relatados acima houve retorno de 27 Cartas de Informação Preliminar (CIP).

O Procon atende pessoalmente no andar mezanino da Prefeitura, à Rua Capitão Antônio Correa Barbosa, 2233 ou pelo telefone 151 de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h30.