O Procon – Serviço Municipal de Defesa do Consumidor – divulgou hoje (08) balanço das solicitações recebidas no mês de outubro. Houve 1.462 atendimentos, entre consultas, cartas e reclamações. A área de produtos liderou o número de consultas e reclamações, seguida da área de serviços privados e assuntos financeiros. A área de produtos, que diz respeito a tudo o que se relaciona com propaganda enganosa, compra de aparelhos com defeito, recusa da troca de mercadoria, recebeu 419 consultas e reclamações pessoalmente, por carta ou por meio de telefone. A área de serviços privados recebeu 395, assuntos financeiros 329, extra Procon 185, habitação 51, fiscalização 31, serviços essenciais 28, saúde 23 e alimentos um. Em outubro retornaram 20 Cartas de Informação Preliminar (CIPs). Esse procedimento ocorre quando há reclamação contra algum estabelecimento comercial e este não toma providências. Neste caso acontece a interferência do Procon e a queixa do consumidor se transforma em processo. Foram registradas 1.420 consultas, 11 reclamações e 31 cartas. Também foram realizadas 10 audiências conciliatórias. As consultas feitas por meio de telefone totalizaram 957. O Procon atende pessoalmente no andar mezanino da Prefeitura, à Rua Capitão Antônio Correa Barbosa, 2233 ou pelo telefone 151 de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h30.