O Procon – Serviço Municipal de Defesa do Consumidor – divulgou hoje (9) balanço das solicitações recebidas no mês de julho. Houve 1.390 atendimentos, entre consultas e reclamações. A área de produtos liderou o número de consultas e reclamações, seguida da área de serviços privados e assuntos financeiros. A área de produtos, que diz respeito a tudo o que se relaciona com propaganda enganosa, compra de aparelhos com defeito, recusa da troca de mercadoria, recebeu 415 consultas e reclamações pessoalmente, por carta ou por meio de telefone. A área de serviços privados recebeu 393, assuntos financeiros 315, extra Procon 131, habitação 68, serviços essenciais 38, saúde 20, fiscalização nove e alimentos uma consulta. Em julho retornaram 54 Cartas de Informação Preliminar (CIPs). Esse procedimento ocorre quando há reclamação contra algum estabelecimento comercial e este não toma providências. Neste caso acontece a interferência do Procon e a queixa do consumidor se transforma em processo. Foram registradas 1.339 consultas, cinco reclamações e 46 cartas. Também foram realizadas 13 audiências conciliatórias. As consultas feitas pessoalmente foram 453 e 886 por meio de telefone. O Procon atende pessoalmente no andar mezanino da Prefeitura, à Rua Capitão Antônio Correa Barbosa, 2233 ou pelo telefone 151 de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h30.