O Procon – Serviço Municipal de Defesa do Consumidor – divulgou hoje (04) balanço das solicitações recebidas no mês de setembro. Houve 1.214 atendimentos, entre consultas, cartas e reclamações. A área de produtos liderou o número de consultas e reclamações, seguida da área de serviços privados e assuntos financeiros. A área de produtos, que diz respeito a tudo o que se relaciona com propaganda enganosa, compra de aparelhos com defeito, recusa da troca de mercadoria, recebeu 374 consultas e reclamações pessoalmente, por carta ou por meio de telefone. A área de serviços privados recebeu 353, assuntos financeiros 280, extra Procon 91, habitação 50, saúde 25, fiscalização 22, serviços essenciais 16 e alimentos três.Em setembro retornaram 48 Cartas de Informação Preliminar (CIPs). Esse procedimento ocorre quando há reclamação contra algum estabelecimento comercial e este não toma providências. Neste caso acontece a interferência do Procon e a queixa do consumidor se transforma em processo. Foram registradas 1.173 consultas, 15 reclamações e 26 cartas. Também foram realizadas cinco audiências conciliatórias. As consultas feitas pessoalmente foram 413 e as por meio de telefone totalizaram 760. O Procon atende pessoalmente no andar mezanino da Prefeitura, à Rua Capitão Antônio Correa Barbosa, 2233 ou pelo telefone 151 de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h30.