Caixa de doce sendo mostrada em loja no cidade.
Nas operações os agentes do Procon conferem se as especifidades dos produtos estão dentro das normas de defesa do consumidor

Relatório divulgado pelo Procon Piracicaba aponta que o órgão realizou 4.217 atendimentos em 2023, registrados pelo Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor). Após intervenção do Procon, 70% dos impasses entre consumidores e fornecedores foram resolvidos, sendo que nesse percentual estão inclusas as intervenções preliminares feitas pelos técnicos do Procon, que acabam resolvendo a questão de forma pontual e imediata. O Sindec é fornecido por meio de convênio estabelecido entre o Procon e a Fundação Procon São Paulo.

Lideram as queixas no Procon assuntos financeiros, envolvendo problemas com financiamento, cartões de crédito, bancos, crédito consignado, entre outros, seguido de reclamação sobre produtos com defeitos e de má qualidade e falhas na entrega e montagem, serviços privados, habitação, saúde e alimentos.

OPERAÇÕES – No período foram realizadas 13 operações fiscalizatórias em 286 estabelecimentos, para exigir o cumprimento das normas de defesa do consumidor, resultando em 50 autuações. As operações efetuadas foram Material Escolar, Carnaval, Páscoa, Agropecuária e Pet Shop, Dia das Mães, Festa Junina, Banco e Bancos Cooperativos, Drogarias e Farmácias de Manipulação, Dia dos Pais, Padarias e Açougues, Dia das Crianças, Materiais de Construção e Natal.

Papai Noel decora loja no centro da cidade.
A operação Natal foi uma das ações realizadas pelo Procon este ano

As principais irregularidades encontradas foram: falta de afixação de preço, falta de exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e produtos expostos à venda ao consumidor, com prazo de validade vencido. As multas são encaminhadas para a Fundação Procon, sendo também responsável pela parte processual e posterior cobrança e suas aplicações variam em função de fatores, como gravidade da infração cometida, porte da empresa e reincidência.

Diversos produtos enfeitam loja no centro da cidade.
Durante as operações as lojas são fiscalizadas pelos agentes do Procon

De acordo com o Procon são direitos básicos do consumidor a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos; a educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços, asseguradas a liberdade de escolha e igualdade nas contratações; a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços com especificações corretas (quantidade, qualidade, composição, características, preço, etc); proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços, entre outros.

SERVIÇO – O Procon Piracicaba, localizado no Térreo 2 do Centro Cívico, realiza atendimento presencial mediante agendamento prévio pelo telefone 151, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Pelo telefone 151 também são prestadas informações de quais documentos são necessários para viabilizar o atendimento presencial e, ainda, orientações aos consumidores e lojistas.

Fachada do Procon, no térreo 2, no prédio do Centro Cívico da Prefeitura.
O Procon atende no térreo 2, do Centro Cívico da Prefeitura