O Serviço de Defesa do Consumidor (Procon) continua a sua série de encontros com instituições e empresas da cidade. Na última quinta-feira (9), o diretor do órgão em Piracicaba, Serginho Setten, esteve na sede da empresa RKM Equipamentos Hidráulicos Ltda, no Distrito Unileste, proferindo palestra sobre Telefonia. Setten esteve acompanhado do fiscal Eduardo José Milanez Mischoloti e o técnico Maicon Morgado.O diretor do Procon afirmou que quase diariamente o órgão é convidado para fazer palestras, principalmente sobre a mudança da telefonia fixa de pulso para minuto. Ressalta que estas palestras visam levar aos consumidores em geral, seja grupos de terceira idade; organizações não-governamentais; empresas, moradores de condomínios, grupo de jovens e adolescentes, conhecimento para saber o novo modelo de telefonia e optar por aquele que mais encaixe em seu perfil, para não correr o risco de receber conta telefônica muito alta”.Settem informou que os consumidores vão sentir a mudança na conta deste mês, onde as cobranças já estão parcial ou total por minuto.”Agora é que a população sentirá a diferença do que estava pagando, porque a maioria das pessoas não fez a opção para nenhum plano, o básico ou o pasoo e o seu telefone foi automaticamente para o plano básico de 200 minutos”. Segundo o diretor do Procon, para aquela pessoa que fala mais do que dois minutos e meio e tem internet discada, o básico não é o melhor plano, pois acaba custando mais. “As pessoas podem a qualquer momento telefonar para a Telefônica para optar por um plano, gratuitamente, exceto os que não são assinantes”.O diretor da empresa Francisco Fabião reconhece a importância de palestras para funcionários, abordando temas como a telefonia. Ele observou que todas as empresas, além de suas atividades, devem estar preocupadas em orientar seus funcionários, de forma preventiva, sobre questão presentes em seu dia-a-dia, para que não sejam surpreendidos por falta de informação.Fabião disse que a palestra abordando a telefonia é extremamente oportuna. “Hoje o planejamento financeiro é muito importante na vida da empresa e os gastos com comunicação são grandes. Esta atitude do Procon é acima de tudo um ato de cidadania”.O Procon tem o objetivo de planejar, coordenar e executar, em Piracicaba, uma política de defesa dos consumidores, pautada pelo equilíbrio social e pela educação para o consumo consciente.Também são objetivos do Procon garantir o equilíbrio nas relações de consumo; informar e orientar os consumidores e cidadãos sobre seus direitos; garantir uma melhor qualidade de produtos e serviços; proteger e defender os direitos dos consumidores, que são reconhecidamente os mais vulneráveis na relação de consumo; coibir fraudes e abusos contra as relações de consumo e conscientizar e motivar os consumidores através de atividades educativas e por intermédio dos meios de comunicações.