O Procon de Piracicaba, com o apoio da Fundação Procon, de São Paulo, realiza amanhã (25), o primeiro Seminário de Defesa dos Direitos do Consumidor. O evento acontece no anfiteatro do Centro Cívico das 8h
às 17h. Direitos dos consumidores em serviços financeiros em face da inadimplência e as mudanças de planos na telefonia fixa serão os temas abordados nas palestras. O seminário será aberto à população e ao final de cada palestra haverá entrega de certificado aos participantes.
Sérgio Setten, diretor do Procon, informou que o seminário tem como objetivo conscientizar e debater dois assuntos de grande interesse da população. “A partir do dia 1º de maio quem não optou por um plano de minutos para a telefonia fixa passará automaticamente para o plano básico”, disse. Setten falou também sobre o problema do superendividamento juntos as instituições financeiras. “Hoje esse problema atinge principalmente os aposentados que utilizam o empréstimo consignado e chegam ao final do mês sem praticamente renda nenhuma”, finalizou.
Roberto Augusto Castellanos Pfeiffer, diretor executivo da Fundação Procon do estado de São Paulo, estará falando sobre a questão do superendividamento, os direitos dos consumidores em face da inadimplência e a orientação feita pelo Núcleo de Tratamento do Superendividamento do Procon-SP. A Fundação Procon possui um projeto de renegociação das dívidas.
Selma do Amaral, assistente técnica da diretoria de Atendimento e Orientação ao Consumidor da Fundação Procon, falará sobre a mudança do método de tarifação nas ligações locais de telefonia fixa, resolução da Anatel sobre alteração de pulso para minutos e planos a serem escolhidos pelos consumidores a partir do mês de maio deste ano.
O Procon informa que, devido ao seminário, excepcionalmente na quarta-feira não haverá atendimento à população já que todos os funcionários participarão do evento. A intenção do diretor Sérgio Setten é aplicar em Piracicaba as orientações passadas durante o seminário, principalmente no que se refere aos direitos dos consumidores de serviços financeiros inadimplentes.
Programação
8h – Cadastramento/credenciamento
9h – Abertura
9h30 – Palestra: Dr. Roberto Augusto Castellanos Pfeiffer, diretor executivo da Fundação Procon do estado de São Paulo, com o tema “Serviços Financeiros e Superendividamento” – direitos dos consumidores de serviços financeiros em face da inadimplência, orientação do Núcleo de Tratamento do Superendividamento do Procon-SP.
12h – Intervalo para almoço
14h – Palestra: Dra. Selma do Amaral, assistente técnica da diretoria de Atendimento e Orientação ao Consumidor, com o tema “Mudança do Método de Tarifação nas Ligações Locais de Telefonia Fixa” – resolução da Anatel sobre alteração de pulso para minutos, planos a serem escolhidos pelos consumidores a partir de maio de 2007.
17h – Encerramento