A Prefeitura de Piracicaba, por meio do Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon, realizou, na tarde desta quarta-feira (29), no Teatro do Sesc Piracicaba, uma palestra sobre os Direitos do Consumidor na Terceira Idade. A atividade atraiu cerca de 40 pessoas, que esclarecerem suas principais dúvidas e aprenderam como preservar seus direitos.

A palestra foi ministrada pela procuradora jurídica do Procon, Lucileia Ap. Piselli Ometto, e pelos funcionários do órgão municipal Eduardo Mescolotti, Waldemar Mesquita Neto e Lucia Cristina Negreiros D´Avila, os quais abordaram diversas situações do dia a dia que envolvem as relações de consumo (consumidor, produto e serviço). Direito à informação, práticas abusivas, não cumprimento à oferta, garantia legal e contratual, vício em produtos e serviços, prazo para desistência, proteção contratual, tipos de crédito (cartão de crédito e consignado), publicidade enganosa e abusiva, consumo na terceira idade, medicamentos, transportes, estacionamento, meia-entrada e planos de saúde foram os tópicos abordados na palestra.

Segundo a procuradora, o objetivo foi passar informações para o consumidor dessa faixa etária, os quais têm mais dificuldade para obter esclarecimentos e são mais vulneráveis às práticas comerciais abusivas. “A gente quer informar, prevenir e nos colocamos à disposição deles para tirar qualquer dúvida, antes de contratar e adquirir o produto. É muito melhor buscar informação prévia do que tentar depois cancelar uma compra ou um contrato, principalmente empréstimo consignado”.

De acordo com o diretor do Procon Piracicaba e procurador geral do município, Mauro Rontani, o evento seguiu os moldes de uma oficina interativa. "Temos notado que a terceira idade tem dificuldade de entendimento de diversos assuntos, por isso a oficina foi importante. Falamos sobre riscos e prevenção em diversas esferas. Inclusive, os participantes levaram para casa um brinde com dicas passadas pelo Procon".

A ação teve total apoio do prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato. "Palestras de esclarecimento são sempre bem-vindas, sobre quaisquer assuntos. É importante para a população. Lembrando que, embora o Procon seja um órgão fiscalizador, ele também é um órgão orientador, de defesa do consumidor, que tem a preocupação de construir uma relação de consumo cada vez melhor".

Serviço – O Procon Piracicaba está localizado no térreo 2 do Centro Cívico (Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 – Chácara Nazareth) e atende diariamente, das 8h30 às 14h30, para abertura de processo e das 14h30 às 16h30 para orientação. Por telefone, das 8h30 às 16h30, pelo número 151.