Portal do Município de Piracicaba

Procon Piracicaba conclui fase orientativa em açougues e boutiques de carnes

Ação verificou práticas de vendas, informações ao cliente e normas do Código de Defesa do Consumidor

Por CCS / Publicado em 02/02/2026
Tempo de leitura: 2 minutos.

O Procon Piracicaba concluiu, na sexta-feira, 30/01, a etapa de orientação de uma ação direcionada a açougues e boutiques de carnes do município. Iniciada em 19 de janeiro, a operação teve caráter educativo, com foco na orientação dos comerciantes e na garantia do cumprimento dos direitos dos consumidores.

A imagem mostra uma pessoa cortando um grande pedaço de carne crua vermelha sobre uma tábua de madeira. A pessoa está usando uma faca afiada para fatiar a carne, segurando-a firmemente com a outra mão para estabilizar o corte. Ela veste uma camisa branca de manga comprida e um avental vermelho. Ao lado, há uma tigela preta contendo pedaços menores de carne já cortados. O cenário parece ser uma cozinha ou um ambiente de açougue, com foco na preparação da carne para o cozimento ou venda. A iluminação é clara, destacando a textura da carne e da tábua.
Operação do Procon Piracicaba orientou comerciantes e buscou garantir o cumprimento dos direitos dos consumidores.

Durante 11 dias, as equipes do Procon vistoriaram 19 estabelecimentos localizados nos bairros Alemães, Nova América, Dois Córregos, Piracicamirim, Santa Teresinha, Parque Piracicaba, Bairro Alto, Pauliceia e Vila Rezende. A iniciativa teve como objetivo verificar a conformidade com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e com as legislações específicas que regulamentam a comercialização de alimentos, promovendo maior transparência e segurança nas relações de consumo.

Durante as visitas, foram analisados itens como a correta comercialização da carne moída, a exposição clara e adequada dos preços, o cumprimento dos prazos de validade dos produtos e a oferta de informações precisas aos consumidores. As equipes também orientaram sobre as formas de pagamento aceitas, a obrigatoriedade da afixação visível de placas e banners com o número 151 do Procon e da Lei Antifumo, além da disponibilização do CDC para consulta pública.

De acordo com a coordenadora do órgão, Lúcia d’Ávila, uma nova fase da ação está prevista. “Retornaremos apenas aos estabelecimentos onde foram identificadas irregularidades, para verificar se as adequações necessárias foram realizadas. Caso contrário, haverá autuações”, afirmou.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.