O Procon de Piracicaba – Serviço Municipal de Defesa do Consumidor – está orientando a população sobre o uso dos cartões de crédito. Como os consumidores ainda possuem diversas dúvidas sobre esse meio de pagamento o órgão resolveu destacar algumas informações importantes de como utilizar o cartão, aproveitando suas vantagens e evitando problemas. Segundo informou Sérgio Setten, diretor do Procon, serão distribuídos folhetos informativos em locais com grande concentração de pessoas, casas, edifícios e em pequenos bairros. Com o cartão de crédito o consumidor pode fazer o pagamento eletrônico de produtos e serviços. Porém devem ser observados alguns pré-requisitos como data de validade, abrangência, valor do limite de compras entre outros. Fazem parte dos documentos do sistema de cartão o contrato, a fatura e o comprovante de venda. Setten destaca alguns pontos importantes e para os quais o consumidor deve ficar atento: o estabelecimento comercial que aceitar cartão como meio de pagamento não pode fazer discriminação como limitar a venda, exceto por falta de limite de crédito para a compra; ao pagar a fatura procure sempre efetuar o pagamento total para evitar endividamento já que pagamento parcial é refinanciamento da dívida onde serão cobrados juros e elevação da dívida do cartão. Outras situações também devem ser observadas como cartão de crédito enviado sem solicitação. Neste caso a pessoa quer receber o cartão pode optar por não utilizar o cartão, inutiliza-lo e comunicar por escrito à administradora, inclusive registrar reclamação nos órgãos de defesa do consumidor. Se optar pela utilização o serviço fica caracterizado como amostra grátis inexistindo a obrigação de pagamento de anuidade. Se a fatura não chegar até a data de vencimento o consumidor deve entrar em contato com a administradora e solicitar orientação para efetuar o pagamento. O fato de não receber a fatura não isenta o consumidor de pagar no vencimento. Outra dica para o consumidor é saber que o pagamento com cartão de crédito é considerado pagamento à vista, portanto o lojista não pode exigir diferença no valor da mercadoria paga com cartão ou por outro meio. Toda promoção efetuada para pagamento em dinheiro vale também para o cartão. As compras pela internet devem ter cuidados especiais. Setten orienta para que o usuário verifique sempre se o site que está acessando possui segurança antes de informar seus dados e número do cartão. O consumidor deve evitar as transações em terminais públicos como lan houses e em sites desconhecidos. Não fornecer o número de seu cartão e dados pessoais por telefone, assinar o cartão ao recebe-lo, não emprestar o cartão para terceiros efetuarem compras e observar atentamente o cartão quando estiver fazendo o pagamento de uma compra não permitindo que este saia de suas vistas são ações importantes para evitar problemas futuros. Em caso de dúvidas o consumidor deve procurar o Procon que atende pessoalmente no andar mezanino da Prefeitura, à rua Capitão Antônio Correa Barbosa, 2233 ou pelo telefone 151 de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h30.