Chapéu de palha é um dos produtos típicos nas festas juninas.
Produtos de festa junina serão fiscalizados pelos agentes do Procon

A Prefeitura, por meio do Procon Piracicaba, iniciou hoje, segunda-feira, 27/05, a operação Festa Junina, para fiscalizar estabelecimentos que comercializam produtos como fogos de artifício, alimentos típicos, vendas e aluguéis de fantasias, entre outros. O objetivo é verificar se as normas de proteção e de defesa do consumidor estão sendo respeitadas no município. A ação segue até 07/06.

A intenção da operação é verificar a data de validade dos produtos, a divulgação e correta afixação de informações como preços, formas de pagamentos (cheques, cartões de crédito, débito e Pix), restrições de formas de pagamento como cheques e cartões, além da disponibilidade do exemplar do Código de Defesa do Consumidor em local de fácil visualização para consulta, afixação do cartaz do Procon e da Lei Antifumo e a existência de informações obrigatórias em produtos, como prazo de validade, origem, composição, a existência ou não de glúten, entre outras.

Os milhos de pipoca são bastante procurados para as festas juninas.
Produtos utilizados nas festas juninas estarão na mira dos agentes do Procon

Os estabelecimentos devem possuir o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/90), por força da Lei Federal nº 12.291/2010, em local visível e de fácil acesso para que os consumidores possam consultá-lo livremente sem necessitar de ajuda para manuseá-lo. Os agentes do Procon não comercializam exemplares do Código de Defesa do Consumidor – CDC. O exemplar pode ser obtido gratuitamente, via download, através do site da Fundação Procon São Paulo.

As operações realizadas pelo Procon reforçam o compromisso do órgão em proteger os direitos dos consumidores. Ao fiscalizar e exigir o cumprimento das leis e normas vigentes, o órgão contribui para a construção de uma relação mais equilibrada entre consumidores e fornecedores, promovendo assim o desenvolvimento de um comércio mais responsável.

SERVIÇO – O Procon Piracicaba realiza atendimento presencial mediante agendamento prévio, pelo telefone 151, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Pelo telefone 151, número exclusivo para atendimento do órgão, são prestadas as orientações e informações de quais documentos são necessários para viabilizar e agilizar o atendimento presencial. O Procon está localizado no Térreo 2, do Centro Cívico da Prefeitura.