O Procon – Serviço Municipal de Defesa do Consumidor – divulgou hoje (6) o balanço das solicitações recebidas no mês de setembro. Houve 1.525 atendimentos, entre consultas e reclamações, 366 a menos do que no mês de agosto. A área de produtos liderou o número de consultas e reclamações seguidas da área de prestação de serviço. Desde janeiro o Procon registrou 14.962 atendimentos.
A área de produtos, que diz respeito a tudo o que se relaciona com propaganda enganosa, compra de aparelhos com defeito, recusa da troca de mercadoria, recebeu 438 consultas e reclamações pessoalmente, por carta ou por meio de telefone. A área de prestação de serviço recebeu 411, assuntos financeiros, 407, extra Procon, 171, habitação, 52, assuntos fiscalizatórios, 30 e saúde, 16.
Em setembro foram emitidas 13 novas Cartas de Informação Preliminar (CIPs). Esse procedimento ocorre quando há reclamação contra algum estabelecimento comercial e este não toma providências. Neste caso acontece a interferência do Procon e a queixa do consumidor se transforma em processo.
Foram registrados 1.054 atendimentos por telefone, 464 pessoalmente, abertas mais sete reclamações e baixadas 37 reclamações fundamentadas. As consultas totalizaram 1.518. Foram realizadas dez audiências conciliatórias. Além dos atendimentos relatados acima houve retorno de 15 Cartas de Informação Preliminar (CIP).
O Procon atende pessoalmente no andar mezanino da Prefeitura, à Rua Capitão Antônio Correa Barbosa, 2233 ou pelo telefone 151 de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h30.