Procon de Piracicaba alerta consumidor nas compras do Dia das Mães
O Procon de Piracicaba, órgão de proteção e defesa do consumidor, vinculado à Procuradoria Geral, tem recebido, ultimamente, vários pedidos de esclarecimentos sobre a garantida estendida. Aproveitando as compras para o Dia das Mães, o Procon orienta aos consumidores sobre este tipo de seguro.
De acordo com o procurador-geral e responsável pelo Procon de Piracicaba, Sérgio Bissoli, os estabelecimentos comerciais não estão orientando devidamente os clientes sobre o seguro. “Muitos consumidores descobrem que contrataram a garantida estendida somente após o recebimento do carnê /boletos e não no ato da compra”, fala.
Garantia estendida é uma forma de seguro que o consumidor paga para ter a manutenção (conserto) do produto adquirido após o término da garantia legal (90 dias) ou da garantia contratual (prazo estipulado no certificado de garantia pelo fabricante do produto).
Bissoli explica que os estabelecimentos comerciais que trabalham com essa modalidade de seguro podem, no ato da venda de um produto, oferecer essa garantia, no entanto, devem informar ao consumidor todos os detalhes do mesmo. “O consumidor deve, antes de concordar com a contratação do seguro, ficar atento aos termos da garantia, pois o produto estará segurado somente nas condições estabelecidas na apólice, ou seja, a cobertura poderá ser apenas parcial (exemplo: somente painel e não motor da máquina de lavar; cobertura de roubo e não de furto; produto que não tem mais reparo, o valor a ser restituído, por vezes, é o constante na nota fiscal ou apenas um percentual)”, esclarece.
O Procon de Piracicaba orienta que o consumidor interessado em adquirir a garantia estendida deverá verificar atentamente o contrato antes de assiná-lo, ver se as coberturas atendem as suas expectativas, mesmo porque, quando o valor da compra é financiado, o valor referente ao seguro integra esse financiamento, por conseguinte, as parcelas ficam maiores.
