O Procon divulgou hoje (6) balanço dos atendimentos recebidos no mês de janeiro. Foram 1.803, entre consultas e reclamações, números recordes de solicitações. A expectativa é que haja aumento no mês de fevereiro. Foram atendidas pessoalmente 657 consumidores e 1.136 por meio de telefone. A área de produtos foi a mais procurada, seguida da área de prestação de serviço e assuntos financeiros.
A área de produtos diz respeito a tudo o que se relacionar com propaganda enganosa, compra de aparelhos com defeito, recusa da troca de mercadoria etc. As consultas nesta área foram 556. A área de prestação de serviço recebeu 518 consultas durante o mês passado. Houve procura também nas áreas sobre assuntos financeiros (384), extra Procon, que são assuntos não relacionados ao órgão (211), habitação (89), saúde (23) e assuntos fiscalizatórios (12), além de 10 novas reclamações, onde houve abertura de processos.
Sérgio Setten, diretor do Procon, afirmou que o aumento pela procura dos serviços do órgão se deveu a conscientização da população em relação aos seus direitos e a eficiência na resolução dos casos. Em janeiro, 95% dos consumidores atendidos tiveram seus problemas resolvidos. “O Procon trabalha como órgão conciliatório entre empresa e consumidor e vem registrando alta nos atendimentos desde o ano passado”, disse Setten. “Com os documentos necessários, o reclamante pode pleitear seus direitos”, finalizou.
Setten informou ainda, que o Procon executa trabalhos de informação e orientação à população. “O consumidor deve estar ciente que os lojistas são obrigados a colocar o preço à vista das mercadorias nas vitrines das lojas”, afirmou. O Procon pretende continuar com as operações de fiscalização e as lojas devem ser os primeiros locais visitados.
O Procon atende no andar mezanino da Prefeitura, à rua Capitão Antônio Correa Barbosa, 2233 ou pelo telefone 151 de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h30.