O Procon divulgou hoje (17) balanço das solicitações recebidas em 2006. Houve aumento de 30% no número de atendimentos em relação a 2005. No ano passado aconteceram 19.755 solicitações contra 15.248 do ano anterior. A área que engloba assuntos diversos e extra Procon liderou o número de consultas e reclamações seguidas das áreas de produtos e prestação de serviços.
Os assuntos diversos e extra Procon receberam 7.072 consultas pessoalmente ou por meio de telefone. A área de produtos, que diz respeito a tudo o que se relaciona com propaganda enganosa, compra de aparelhos com defeito, recusa da troca de mercadoria, recebeu 5.797 seguida da área de prestação de serviço com 5.713 solicitações.
Sérgio Setten, diretor do Procon, informou que 95% dos casos foram resolvidos sem a necessidade de se promover audiências. Em 2006, 96 reclamações tornaram processos internos e necessitaram de audiência. A meta do Procon para este ano é diminuir ainda mais o número de casos que necessitem deste procedimento. Setten analisou porque a procura pelos serviços do Procon aumentou em 30% em relação a 2005. “O órgão possui credibilidade diante do consumidor devido ao alto índice de casos resolvidos”, disse.
Nas ações de fiscalização, o Procon realizou 321 diligencias livres e 27 feitas a partir de denuncias. Destas, 15 estavam regulares e 12 irregulares. O Procon atende pessoalmente no andar mezanino da Prefeitura, à rua Capitão Antônio Correa Barbosa, 2233 ou pelo telefone 151, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h30.