Além da cerveja, atrações musicais foram destaque ao longo do 1º PiraBeer Festival de Cerveja de Piracicaba
Além da cerveja, atrações musicais foram destaque ao longo do 1º PiraBeer Festival de Cerveja de Piracicaba - Crédito Rodrigo Vinicius

A primeira edição do Pira Beer – Festival de Cerveja Artesanal reuniu cerca de 9.000 pessoas no entorno do Casarão do Turismo, na Rua do Porto, durante os três dias de evento, 24, 25 e 26/11. De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo (Semdettur), foram vendidos cerca de 5.000 litros de cerveja – estavam à disposição 50 tipos da bebida – oferecidos pelas nove cervejarias participantes. O evento também teve diversa programação musical e entrada gratuita.

Conforme Alessandra Freire, diretora municipal de Turismo, o evento foi muito positivo e superou as expectativas. “Tivemos a presença de um público bem diverso, com família, crianças, jovens, adultos e idosos. Muitas pessoas elogiaram a organização e a oportunidade de um fim de semana agradável com boas atrações. Piracicaba certamente se tornará uma referência na produção de cerveja artesanal”, afirmou.

José Luiz Ribeiro, secretário da Semdettur, reforçou o sucesso da atividade e da importância do evento para a cidade. “A iniciativa uniu turismo, emprego e renda, com a intenção de fortalecer as cervejarias da cidade, bem como toda a cadeia produtiva e o resultado foi superpositivo. Podemos afirmar, com certeza, que além do rio e do peixe, a cidade também já é reconhecida pela produção de cerveja”, completou.

na foto, bar tender coloca cerveja em copo especial para cervejas artesanais
Nove cervejarias de Piracicaba participaram co evento que reuniu mais de 9000 pessoas e ofereceu mais de 5000 litros de cerveja

A 1ª Pira Beer – Festival de Cerveja Artesanal teve a participação das cervejarias A Tutta Birra, Cevada Pura, Dama Bier, Em Nome do Malte, Green Fish, Komtainer Beer, Nhô Quim Cervejaria, Peixe Para e Vibeer, que compõem a Piracerva (Associação das Cervejarias da Região de Piracicaba). A festa também teve apoio da APLCerva (Arranjo Produtivo Local de Máquinas, Equipamentos e Serviços Industriais para Cervejarias) e patrocínio da Rohbrau e Simespi (Sindicato patronal das Indústrias de Piracicaba e Região).

LANÇAMENTO – Outra novidade do evento foi o lançamento da Rota Cervejeira de Piracicaba, que é um passeio realizado pelo Trenzinho Turístico que, nesta rota específica, não passará pelos pontos turísticos da cidade, mas, sim, pelas fábricas de cerveja do município. Com capacidade para até 45 pessoas, o passeio será pago e o embarque acontecerá em frente ao Casarão do Turismo. O passeio tem como destino uma cervejaria por semana. A duração é de duas horas. A programação da Rota Cervejeira de Piracicaba começará no dia 8 de dezembro, pela cervejaria Dama Bier. Nas semanas seguintes, o passeio irá para A Tutta Birra, dia 15 de dezembro; Cevada Pura, em 22 de dezembro; e Green Fish, no dia 29 de dezembro. Os passeios sairão sempre às 18h.