O Observatório Astronômico faz programação especial e alerta para riscos na observação
O sol ficará parcialmente coberto pela lua no fenômeno conhecido como eclipse solar anular, no próximo domingo, 26, das 10h02 às 12h59. Este é o primeiro eclipse solar de 2017. Em Piracicaba, 51% do sol será eclipsado – ponto máximo – às 11h30. O Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum (OAPES) abre suas portas a partir das 9h para observação, palestra e explicação do eclipse solar. A entrada é gratuita. O Observatório fica no km 3 da rodovia Fausto Santomauro, SP 127, que liga Piracicaba a Rio Claro.
De acordo com o coordenador do OAPES, Nelson Travnik, os eclipses solares ocorrem na lua nova, quando há o perfeito alinhamento entre o sol, a lua e a Terra. “O fenômeno será anular (quando se vê toda a silhueta do Sol e apenas um anel de luz ao redor). Ele será parcial, não total”, explica. “Todos os anos há pelo menos dois eclipses do sol visíveis de um ou outro lugar no mundo. Os efeitos de um eclipse anular sobre a vida na Terra são insignificantes, porém, importam pelo belo espetáculo que proporcionam”, acrescenta.
Fotos: Fernanda Schmidt
Nelson Travnik no Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum
CUIDADOS NA OBSERVAÇÃO – O coordenador Nelson Travnik explica que observar o eclipse sem um filtro especial pode causar danos irreparáveis à visão e mesmo cegueira. “Olhar o sol com óculos escuros, negativos de filmes coloridos e bacia d’água, nem pensar", adverte. "A forma mais segura é observar por um filtro que os soldadores usam na máscara de soldar. Para os telescópios, os filtros especiais são importados dos Estados Unidos e da Alemanha para esse fim", diz.
Segundo ele, os que possuem telescópio poderão utilizar o método de projeção em um anteparo branco – melhor forma também para fotografar o eclipse. O Observatório disponibilizará cinco telescópios e uma luneta, todos com filtros especiais, além de outros instrumentos para observação. Junto aos instrumentos, membros do Grupo dos Amigos do Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum irão fornecer explicações sobre o eclipse.
Filtros especiais para a observação do eclipse