O Poupatempo Municipal contabilizou 46 atendimentos ontem (29), durante o seu primeiro dia de funcionamento. Os serviços mais procurados foram relacionados ao IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e parcelamento de débitos. Outro serviço que também teve uma grande procura foi a emissão de documentos, como o RG (Registro Geral).
De acordo com o diretor do órgão, Luis Carlos Micheletti, o primeiro dia transcorreu tranquilamente e incluiu também a prestação de informações e até encaminhamentos dos usuários para outros serviços não oferecidos pela unidade municipal.
A expectativa é atender cerca de 200 contribuintes por dia, agilizando a prestação de serviços à população. Nesta quarta-feira (30), cerca de 32 pessoas tinham sido atendidas até às 11h.
Micheletti explicou que a Praça de Atendimento Central foi baseada no Poupatempo do governo do Estado que tem como objetivo facilitar o acesso do cidadão ao atendimento público, mas os serviços oferecidos pelo Poupatempo Municipal são em sua maioria restritos ao município.
Atualmente estão disponíveis os serviços ligados às secretarias de Finanças, Desenvolvimento Social, Semae e Serviço de Informações à População (156). Pela Secretaria de Finanças são oferecidos 12 tipos de serviço, como consultas a tributos, consultas ao cadastro da Dívida Ativa, certidões negativas e positivas de débitos, solicitação de parcelamento de débitos, guias para pagamentos, protocolo para abertura de firma (inscrição municipal, licença de ambulantes, autônomo), segunda via do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), transferência de nome do carnê do IPTU, cancelamento de inscrição e licença, solicitação de número para imóvel, atualização de endereço de imóvel, certidão de valor venal.
Já os serviços da Secretaria de Desenvolvimento Social são segunda via de certidão de nascimento, certidão de óbito, certidão de casamento e RG (Registro de Identidade).
No local também estão disponíveis seis tipos de prestação de serviço do Semae: solicitação da segunda via de conta de água, solicitação de religação, certidão negativa, alteração de nome, reclamação de falta de água e corte a pedido.
Com relação ao Serviço de Informação à População (156) são cinco tipos de prestação de serviços. Entre eles, o recebimento de reclamações, solicitação de corte e poda de árvores, solicitação de fiscalização, operação tapa-buraco e atendimento geral à população. O Poupatempo atende de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30 e o telefone para contato é 3433-1605.