Primeiro dia de convocação e atribuição de aulas dos novos professores lota Anfiteatro do Centro Cívico
Adriana Cristina da Silva, 43, foi uma das professoras que compareceu ao Anfiteatro do Centro Cívico na tarde de ontem, 12/01, primeiro dia de convocação dos novos profissionais que irão integrar o quadro da Rede Municipal de Ensino. “Em meio a uma época de crise é uma grande oportunidade que a Prefeitura oferece e temos que abraçar”, afirmou ela, enquanto aguardava ser chamada para a entrega dos documentos.

Adriana Cristina da Silva foi uma das professoras convocadas (Foto: Justino Lucente/CCS)
O primeiro dia de convocação e atribuição dos professores lotou o Anfitetrato do Centro Cívico. Hoje foram chamados os professores de educação infantil, classificados de 1 a 185 da lista geral e mais os afrodescendentes e as pessoas com deficiência do 1 ao 33. Para hoje, sexta-feira, 13/01, a partir das 13h, foram convocados os classificados do 186 ao 331 da lista geral.
A contratação dos 277 profissionais para a Rede Municipal de Ensino, anunciada pelo prefeito Barjas Negri esta semana, tem como objetivo diminuir a quantidade de horas extras e suprir a demanda com o aumento do número de classes de forma emergencial. Serão contratados 112 professores (efetivos e substitutos) de ensino fundamental, dos quais 46 serão recontratados, e 165 professores substitutos de educação infantil. Com a medida, o número de professores passa de 2.529 para 2.540 efetivos, além dos 266 substitutos.
“A contratação representa uma economia de aproximadamente R$ 3 milhões aos cofres públicos em 2017, com a redução das horas extras antes realizadas pelos substitutos. Essa economia é muito importante para a nossa cidade em um momento em que o país enfrenta uma crise sem precedentes. Ao mesmo tempo que economizamos com os novos professores geramos melhores condições de trabalho para todos, já que aliviaremos a carga dos profissionais”, disse o prefeito Barjas Negri.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, se todos os professores forem contratos pela Semad até o final de janeiro, eles iniciam na rede municipal no dia 2 de fevereiro. “Os novos professores passarão por treinamento durante o ano e nas unidades escolares em HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo) e HTPI (Horário de Trabalho Pedagógico individual)”, informou Angela.
OPORTUNIDADE – Elizabeth Ferreira Marques, 36, também compareceu no Centro Cívico. Ela disse que, se for contratada, esse será o primeiro emprego aqui em Piracicaba e na sua área profissional. A professora está na cidade há quatro anos, quando saiu de Santa Rosa de Viterbo. Na época, o marido também foi aprovado em um concurso público e ela se mudou com os filhos. “É a esperança de começar o ano de forma mais tranquila, com um trabalho, além da satisfação de ser chamada e a realização da nossa profissão”, concluiu.

Elizabeth Ferreira Marques (Foto: Justino Lucente/CCS)
A convocação no concurso público representa um novo período na vida da professora Alcione Correia da Silva, 34. Ela concluiu a graduação em pedagogia em 2015, e agora foi convocada para o cargo de professora substituta para educação infantil. “Trabalhava na área de contabilidade e depois de ser mãe resolvi cursar pedagogia. Era um sonho de criança”, completou ela, que também aguardava para entregar os documentos.
DOCUMENTOS – Os professores convocados deverão apresentar o diploma ou certificado de conclusão e o histórico escolar e os documentos pessoais: CPF, RG, comprovante de residência e comprovante de votação da eleição de 2016. Os contratados serão informados sobre o dia e horário das atribuições de aulas, que acontecem na Secretaria Municipal de Educação, na rua Cristiano Cleopath, 1.902, bairro dos Alemães, entre os dias 12/01 e 17/01.
A força-tarefa realizada para atender e encaminhar os candidatos com agilidade envolve os setores de Planejamento e NAA (Núcleo de Apoio Administrativo) da Secretaria Municipal de Educação, Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) e Departamento de Recursos Humanos/Secretaria Administração da Prefeitura.
