Foi realizada na manhã ontem, dia (12), no Auditório do Museu da Água, a primeira reunião e a posse do Conselho Municipal de Mobilidade (Comob). O evento contou com a presença do prefeito Gabriel Ferrato, do secretario de Trânsito e Transportes Jorge Akira e demais autoridades.
Criado pela Lei nº 8.044 , de 14 de novembro de 2014, o Comob tem como objetivo debater e discutir propostas para melhorias da mobilidade no município de Piracicaba dentro das premissas e diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana através da Lei 12.578/2012.
O prefeito Gabriel Ferrato explicou que o novo conselho é mais uma ferramenta que vai discutir melhorias da mobilidade em Piracicaba. “ Acompanhar tudo aquilo que nos já estamos fazendo na área de mobilidade e ouvir a sociedade piracicabana sobre suas necessidades é muito significativo”.
Jorge Akira fala da importância do Conselho de Mobilidade para Piracicaba, pois, vai proporcionar debates e sugestões que objetivam melhorar a qualidade de vida para a população de Piracicaba. “A palavra mobilidade não está relacionado somente a circulação de veículos, o conceito de mobilidade se resume as várias situações e conceitos do cotidiano, principalmente nos deslocamentos das pessoas como acessibilidade, segurança veicular e de pedestres, transporte de pessoas e cargas, segurança, sinalização e poluição de todas as formas”.
Constituido por representantes do poder público e sociedade civil , com dez titulares e dez suplentes, o conselho terá reuniões ordinarias a cada dois meses e extraordinarias quando se fizerem necessárias, confira sua formação.
Poder Público:Jorge Akira Kobayaski (Presidente), Luiz Carlos Rodrigues de Moraes (Representante da Semuttran); Marcos Antonio de Oliveira (Represenante da Semob|); Claudia de Lima Nogueira (Representante da Sedema); Lauro Jerônimo Annichino Pinotti (Representante do Ipplap); Paulo Roberto Coelho Prates (Representante Emdhap). Sociedade Civil: Rudnei José Bassete (Associação Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba); Eliezer Adriano Mande de Macedo (Associação Empresas Transp. Coletivo de Piracicaba); Carlos Fernando Vieira da Costa (Orçamento Participativo); Julia Maria Saura Bettoni Argondizio (Sest/Senat) Leila Marin Motta Paiva (Conespi); Augusto Cardinalli Júnior (Representante Pira 21).
Suplentes Poder Público ( Vanderlei Quartarolo (Semuttran); Felipe Gomes Rogerio Mendes de Campos (Semob) Felipe Gomes (Sedema); Valmir José Santana (Ipplap); Rosemarie Braidotti (Emdhap). Sociedade Civil ( Laércio Penteado Gil Filho (Associação Engenheiros e Arquitetos Piracicaba); João Batista Candido (Ass. Empresas de Transporte Coletivo de Piracicaba); Maria Bombo D' Amico ( Orçamento Participativo); Giselle Fernanda Papani da Silva ( Sest Senat); José Ademir Cunha (Conespi); Edinelson José Mellega (Pira 21).