Primeira fase da ciclovia na Avenida Cruzeiro do Sul é finalizada
A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) irá entregar na próxima quarta-feira, dia 22, às 19h, a primeira etapa da construção da ciclovia da Nova Piracicaba. Esta é a terceira ciclovia da cidade. Ela está instalada na Avenida Cruzeiro do Sul, entre as avenidas Paulista e Armando Césare Dedini, no bairro da Nova Piracicaba.
A ciclovia é uma antiga reivindicação dos moradores dos bairros Nova Piracicaba e Vila Rezende. No mesmo local, também foram construídos pista de caminhada de 830 metros de extensão e recantos (área de descanso). O local foi feito em pedregulho compactado, com largura de 4 metros, totalizando 3.550 m² de piso em saibro e pedrisco.
Neste trecho há dois recantos: um nas proximidades da Rua dos Crisântemos e o outro nos arredores da Avenida Armando Césare Dedini. Foram instalados, nos espaços, dois bebedouros antivandalismo, três conjuntos mesa/banco em concreto pré-moldado (mesa de jogos), 10 bancos de madeira e quatro coletores de lixo.
De acordo com a Sedema, a ciclovia tem 2,50 metros de largura em piso em concreto colorido, na cor vermelha, totalizando 2.055 m² de área.
Também foram plantadas gramas em todos os espaços restantes entre a ciclovia e a pista de caminhada, e uma faixa de 2 metros de largura após a pista de caminhada, totalizando uma área de 4.900 m².
Além disso, a Prefeitura instalou bebedouros nos recantos, bancos e mesas em concreto pré-moldado, lixeiras e 51 novas luminárias, do tipo “bola”, com lâmpadas de 250 w de vapor metálico, em poste de ferro 3 metros de altura.
Quem foi José Carlos Masson Júnior
Por iniciativa do vereador Ary Pedroso Júnior, a ciclovia da Nova Piracicaba/Vila Rezende ganhou o nome de “José Carlos Masson Júnior – Cidadão Prestante”.
Nascido em Piracicaba, em 16/11/1979, filho de José Carlos Masson e Margarete Cestari Masson, José Carlos Masson Júnior cresceu no bairro Nova Piracicaba. Estudou no colégio Dom Bosco Assunção, onde era excelente aluno e querido por todos.
Em 1996 faria uma viagem de um ano de estudos à Austrália, com patrocínio do Rotary Club Piracicaba Vila Rezende. Tocava guitarra, jogava futebol de salão e apreciava uma boa música, principalmente rock.
Praticava diversos tipos de esportes, mas gostava em especial do ciclismo, modalidade que praticava quando um lamentável acidente de trânsito ceifou sua vida. No momento, José Carlos Masson Júnior descansava fora da bicicleta, quando foi atingido por um caminhão. Faleceu em 09/10/1995 aos 16 anos, deixando um grande número de amigos e admiradores.
